LGBT+s batem recorde nas urnas, mas o desafio da representatividade persiste
No ‘Direto das Eleições’, CartaCapital recebe Amanda Paschoal (PSOL-SP) vereadora trans eleita e a quinta mais votada na cidade de São Paulo
O Brasil chegou ao maior número de eleitos LGBT+ da história: 225 em 190 municípios. Em comparação, no entanto, o cenário ainda reforça uma forte ausência de figuras da sigla na política: com 5570 municípios no país, o total de cadeiras ocupadas representa apenas 3,5% do território nacional. Parece impressionante, até você lembrar que o país tem 5570 cidades e a ocupação de cadeiras LGBT+ cobre míseros 3,5% do território. Em outras palavras, um avanço inegável, mas longe de ser a revolução arco-íris que tanto se esperava. Para comentar o avanço de candidaturas LGBT+ na política, a nova Câmara em 2025 e o caminho a seguir para as eleições em 2026, CartaCapital recebe Amanda Paschoal (PSOL-SP), vereadora trans eleita e a quinta mais votada na cidade de São Paulo — cidade que também elegeu, como mais votado, um vereador abertamente transfóbico.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.