CartaExpressa

‘Vá arrumar o que fazer’, diz Biden a Trump após desinformação sobre o furacão

Ex-presidente tem criticado a atuação do governo; pelo menos 10 pessoas morreram

‘Vá arrumar o que fazer’, diz Biden a Trump após desinformação sobre o furacão
‘Vá arrumar o que fazer’, diz Biden a Trump após desinformação sobre o furacão
Fotos: TIMOTHY A. CLARY e ANDREW CABALLERO-REYNOLDS / AFP
Apoie Siga-nos no

O presidente dos Estados Unidos em fim de mandato, Joe Biden, acusou o seu antecessor Donald Trump, candidato republicano que tenta voltar à casa Branca, de espalhar desinformação sobre o furacão Milton, que causou pelo menos 10 mortes nos Estados Unidos desde a noite de quarta-feira 9.

Deixando clara a impaciência, Biden mandou um recado a Trump enquanto falava com jornalistas: “get a life, man. Help these people”. Em português, a expressão pode ser traduzida para algo próximo de “vá arrumar o que fazer, cara, ajude essas pessoas”.

Uma das mentiras de Trump — reverberada por outras pessoas da oposição — negadas por Biden foi de que o governo ofereceria apenas 750 dólares (cerca de 4.200 reais) para toda e qualquer pessoa atingida pelo furacão. O valor, garantiu o atual presidente, é uma oferta para cobrir necessidades urgentes, como comida e itens para bebês, como fraldas e fórmulas alimentares.

“Eles precisam parar com isso. Estão sendo muito antipatriotas quando falam essas coisas”, disparou Biden, que condenou a “imprudente, irresponsável e implacável desinformação e as mentiras descaradas”.

O atual presidente disse que não vai conversar com o antecessor e adversário político sobre o tema, e disse que a população e a imprensa vão responsabilizá-lo sobre a postura a respeito do furacão.

Ainda nesta quinta, Trump, em evento de campanha, elogiou as atuações dos governadores de seu partido, o Republicano, durante a crise, mas insistiu que a resposta do governo federal tem sido insuficiente.

Até o momento, o governo dos EUA relatou pelo menos 10 mortes provocadas pelo furacão. Milton atingiu a costa oeste da Flórida na noite de quarta-feira como um furacão de categoria 3 – em uma escala de 5 – e avançou fortemente para o interior antes de chegar ao Atlântico nesta quinta-feira.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo