Política
Boulos x Nunes: Band confirma a data do primeiro debate do 2º turno em SP
Campanha de Nunes quer reduzir o número de debates antes da votação; participação de Boulos nos eventos de 1º turno foi positiva, segundo analistas, e indica que o psolista tende a não concordar com a proposta


O primeiro debate entre os candidatos à prefeitura de São Paulo no segundo turno das eleições municipais de 2024 está marcado para o próximo dia 14 de outubro, às 22h15, com transmissão pela TV Bandeirantes.
De um lado, Ricardo Nunes (MDB), atual prefeito, busca a reeleição; do outro, Guilherme Boulos (PSOL), que representa a alternativa de mudança após uma das disputas mais apertadas da história recente da capital paulista desde a redemocratização, em 1988.
Com o segundo turno programado para o dia 27 de outubro, os próximos debates serão decisivos na definição do quadro eleitoral, em um contexto marcado por profundas divergências ideológicas entre os candidatos.
O calendário dos debates
Até o momento, além da Band, cinco veículos de comunicação propuseram quatro datas para realizar debates entre o emdebista e o psolista. As campanhas, no entanto, ainda não confirmaram as participações. Veja as datas propostas:
- UOL/RedeTV!: 17 de outubro, às 9h30;
- TV Record: 19 de outubro, às 21h;
- UOL/Folha de S.Paulo: 21 de outubro, às 10h;
- TV Globo: 25 de outubro, às 22h.
Nunes descontente
A campanha de Ricardo Nunes já sinalizou que está descontente com as propostas de debate e tem sugerido reduzir o volume da agenda. A ideia indicada é que apenas três debates contra Boulos sejam realizados antes da votação do 2º turno. A alegação é de que a medida tornaria a agenda do candidato ‘mais produtiva’.
Segundo uma nota divulgada pela equipe do prefeito, “a sugestão é que os veículos façam parcerias para a realização de três eventos, visando garantir uma campanha mais propositiva e atenta às necessidades da população paulistana”.
Na prática, porém, tal movimento sugere uma mudança estratégica de Nunes, que visa evitar a superexposição do candidato à reeleição em um cenário eleitoral polarizado e acirrado.
Boulos, por sua vez, acusou Nunes de estar fugindo dos debates. É esperado que o candidato do PSOL continue explorando os espaços na TV e internet como ferramenta de mobilização. A indicação do entorno do deputado é de que ele não deverá concordar com a redução dos eventos proposta pelo adversário.
Nas redes, o psolista ironizou a proposta de Nunes sobre a redução dos eventos. “O que ele quer esconder?”, questionou.
Ver essa foto no Instagram
O primeiro turno das eleições em São Paulo foi marcado por um número inédito de debates, com 11 eventos realizados. Boulos, segundo analistas, tirou bom proveito das participações.
Disputa acirrada
Nessa segunda etapa da disputa eleitoral, Nunes deve apostar na defesa de sua gestão e na estabilidade administrativa, enquanto Boulos pode focar em uma narrativa de renovação, voltada para inclusão social, moradia e combate às desigualdades.
O segundo turno promete, portanto, aprofundar essas tensões e os debates poderão ser decisivos na construção de alianças e na definição do apoio de eleitores ainda indecisos.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

‘No meu palanque, não’: Nunes descarta campanha com Marçal no segundo turno
Por Wendal Carmo
Marina Helena (Novo), com 1% dos votos, declara apoio a Nunes contra Boulos
Por CartaCapital
Boulos tem condições de conquistar votos de Marçal, avalia Gleisi Hoffmann
Por CartaCapital