CartaExpressa
Eleições 2024: mais de 130 candidatos apoiados pelo MST são eleitos
Segundo o movimento, a ideia é se organizar enquanto força política
O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) conseguiu eleger 110 vereadores e conquistar 23 prefeituras e vice-prefeituras pelo País nas eleições realizadas neste domingo 6.
Segundo o movimento social, candidatos apoiados pelo MST estão distribuídos em 19 estados brasileiros. Essa é a primeira eleição municipal que o MST participa em nível nacional e ao todo foram lançadas 600 candidaturas.
Entre as propostas assumidas pelas candidaturas eleitas, estão o apoio à democratização do acesso à terra, incentivo à produção e cooperação de alimentos saudáveis e combate à fome, iniciativas de sustentabilidade e cuidado permanente com o meio ambiente, defesa da educação, saúde, cultura e diversidade.
“O resultado dessas eleições é fruto desse processo, da vitória política que tivemos”, afirma Luana Carvalho, da direção nacional do MST.
Segundo o movimento, a ideia é se organizar enquanto força política, para avançar em legislações que defendem a classe trabalhadora tanto no campo, quanto na cidade.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.


