CartaExpressa
Eleições 2024: mais de 130 candidatos apoiados pelo MST são eleitos
Segundo o movimento, a ideia é se organizar enquanto força política


O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) conseguiu eleger 110 vereadores e conquistar 23 prefeituras e vice-prefeituras pelo País nas eleições realizadas neste domingo 6.
Segundo o movimento social, candidatos apoiados pelo MST estão distribuídos em 19 estados brasileiros. Essa é a primeira eleição municipal que o MST participa em nível nacional e ao todo foram lançadas 600 candidaturas.
Entre as propostas assumidas pelas candidaturas eleitas, estão o apoio à democratização do acesso à terra, incentivo à produção e cooperação de alimentos saudáveis e combate à fome, iniciativas de sustentabilidade e cuidado permanente com o meio ambiente, defesa da educação, saúde, cultura e diversidade.
“O resultado dessas eleições é fruto desse processo, da vitória política que tivemos”, afirma Luana Carvalho, da direção nacional do MST.
Segundo o movimento, a ideia é se organizar enquanto força política, para avançar em legislações que defendem a classe trabalhadora tanto no campo, quanto na cidade.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.