Do Micro Ao Macro

Mais de 60% dos empreendedores tinham conhecimento prévio ao abrir seus negócios

Pesquisa da Serasa Experian revela que muitos empreendedores já possuíam experiência antes de iniciar suas empresas

Mais de 60% dos empreendedores tinham conhecimento prévio ao abrir seus negócios
Mais de 60% dos empreendedores tinham conhecimento prévio ao abrir seus negócios
PMEs: 62% dos empreendedores brasileiros já possuíam conhecimento prévio ao abrir seu negócio, de acordo com pesquisa da Serasa Experian · Levantamento revela também que 68% dos empreendedores se prepararam antes de iniciar seu empreendimento
Apoie Siga-nos no

Uma pesquisa da Serasa Experian apontou que 62% dos empreendedores brasileiros já tinham algum conhecimento sobre o setor em que decidiram atuar. Esse conhecimento foi adquirido de diferentes formas.

Entre as principais fontes de experiência, 42% dos empreendedores obtiveram esse conhecimento em trabalhos anteriores. Outros 14% o adquiriram por meio de hobbies, enquanto 6% herdaram o negócio da família.

Por outro lado, 38% dos empreendedores começaram sem experiência prévia, aventurando-se em setores desconhecidos.

Setor de comércio e conhecimento prévio

No setor de comércio, o estudo destacou que 43% dos empreendedores começaram suas empresas com pouco conhecimento do mercado. Esse número é relevante para entender as dificuldades enfrentadas por quem opta por esse ramo.

O estudo também revelou que empreendedores com até cinco anos de fundação tendem a ter mais experiência prévia. Entre esses, 53% já haviam trabalhado no setor antes de abrir o negócio.

Além disso, 15% dos entrevistados tinham conhecimento acumulado através de hobbies. Em empresas com até um ano de funcionamento, 41% dos empreendedores possuíam experiência anterior, enquanto 26% conheceram o setor por meio de atividades recreativas.

Preparação antes de abrir o negócio

A pesquisa também mostrou que 68% dos empreendedores se prepararam antes de abrir suas empresas. Esse preparo foi importante para muitos deles.

Entre os que se prepararam, 33% afirmaram que o nível de preparação foi extenso. Além disso, 49% dos entrevistados realizaram cursos e capacitações para aprimorar seus conhecimentos antes de começar.

No Nordeste, esse número foi ainda maior, atingindo 56%. Entre os empreendedores individuais, 66% buscaram capacitação. Outra estratégia utilizada por 41% dos empreendedores foi conversar com pessoas do setor para obter orientações.

Diferentes preparações por região

O planejamento financeiro foi citado por 36% das PMEs no Sudeste como uma etapa importante antes de começar o negócio. Além disso, 34% elaboraram um plano de negócios.

No Nordeste, 27% dos empreendedores buscaram apoio de instituições voltadas ao empreendedorismo. Já no Sul, essa busca por apoio atingiu 23%.

Cleber Genero, vice-presidente de PMEs da Serasa Experian, destacou que empreender envolve diversas etapas. Ele comentou que a Serasa Experian tem o objetivo de simplificar temas complexos para ajudar os empreendedores.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo