CartaExpressa

Após votar, Lula recepciona brasileiros repatriados do Líbano

Voo pousou, por volta das 11h, na Base Aérea de São Paulo – Guarulhos (SP)

Após votar, Lula recepciona brasileiros repatriados do Líbano
Após votar, Lula recepciona brasileiros repatriados do Líbano
Foto: NELSON ALMEIDA / AFP
Apoie Siga-nos no

O presidente Lula (PT) recepcionou os brasileiros repatriados do Líbano neste domingo 6 após o voo da Força Aérea Brasileira (FAB) pousar na pista da Base Aérea de São Paulo – Guarulhos (SP).

A aeronave, um KC-30, que decolou do Líbano com 228 passageiros no sábado, chegou ao Brasil por volta das 11h deste domingo. Antes, o voo fez uma escala em Lisboa, Portugal.

Lula não fez discursos durante a recepção, mas, por cerca de meia hora, cumprimentou e tirou fotos com os repatriados.

O voo deste domingo priorizou mulheres, idosos e crianças, dez delas de colo. “Um trabalho de articulação que envolve equipes do Ministério das Relações Exteriores em Brasília e na Embaixada do Brasil em Beirute e a ação operacional da Força Aérea Brasileira”, afirmou o Planalto, em nota.

Essa é a primeira fase da missão de resgate no Líbano, atacado por Israel após uma escalada do conflito no Oriente Médio. Os bombardeios atingem, há vários dias, o sul do país e a capital Beirute.

Ao todo, o Brasil pretende trazer cerca de 3 mil pessoas que estão no Líbano e demonstraram interesse em retornar ao País. Um novo voo está em planejamento e é inicialmente previsto para a próxima segunda-feira 7.

Em todas as fases, uma equipe multidisciplinar com três médicos, dois enfermeiros e dois psicólogos acompanham os repatriados durante o voo. No desembarque, uma equipe ligada a diferentes ministérios do governo federal deve auxiliar no encaminhamento em trâmites de documentação e outras assistências médicas e sociais.

“Uma força-tarefa entre MRE e Justiça vai indicar locais de estadia e orientações sobre locomoção dentro do território nacional. O Ministério do Desenvolvimento Social escalou um time de assistentes sociais para casos em que a família não tenha mais vínculos definidos no Brasil. Se for necessário, a pasta atua numa política de abrigamento e avalia situações de vulnerabilidade para agilizar acesso ao Cadastro Único e a programas como o Bolsa Família”, detalha o comunicado do Planalto.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo