Política
Justiça Eleitoral derruba novo perfil criado por Marçal
Em nota a campanha do ex-coach classificou a decisão como ‘desproporcional e claramente política’


A Justiça Eleitoral derrubou, na noite deste sábado 5, o novo perfil no Instagram criado pelo candidato à Prefeitura de São Paulo Pablo Marçal (PRTB).
A conta nova foi criada após a Justiça determinar a suspensão de um outro perfil que foi usado pelo ex-coach para publicar um laudo falso associando Boulos ao uso de cocaína.
Na decisão que suspendeu a primeira conta, a Justiça previa a suspensão de eventuais novos perfis criados por Marçal. A suspensão do novo perfil é a partir de uma ação da defesa de Boulos.
“Configura, de modo inequívoco, flagrante burla à referida decisão e manifesto ato atentatório à dignidade da Justiça Eleitoral, independentemente da renovação de postagens de caráter infamante ou difamatório”, diz a decisão.
Em nota a campanha de Marçal classificou a decisão como “desproporcional e claramente política”. “Essa medida visa silenciar o candidato e impedir que suas propostas cheguem aos eleitores”, diz a nota.
Na noite desta sexta-feira 4 Marçal publicou o laudo falso em mais uma tentativa de associar o candidato do PSOL ao uso de drogas. O caso uniu os outros principais candidatos, mesmo rivais de Boulos, no repúdio contra Marçal. Tabata Amaral (PSB), por exemplo, incentivou o pedido de prisão do ex-coach.
Já Ricardo Nunes (MDB) disse que a Justiça precisa dar “um basta” no que chamou de “jogo rasteiro” praticado por Marçal. A campanha de Datena sinalizou que a atitude de Marçal tem como objetivo “tumultuar as eleições e fraudar a vontade do eleitor”.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.