Política
Pazolini segue líder na disputa pela prefeitura de Vitória, mostra Atlas
Atual prefeito da capital do Espírito Santo garante vaga no segundo turno com folga em relação aos adversários


A última pesquisa Atlas, divulgada neste sábado 5, mostra que Lorenzo Pazolini (Republicanos) lidera com larga vantagem a disputa pela prefeitura de Vitória (ES). O atual prefeito detém 45,5% das intenções de votos, seguido por Luiz Paulo Vellozo Lucas (PSDB) com 20,2% e João Coser (PT) com 17,2%.
Confira o cenário:
- Lorenzo Pazolini (Republicanos) 45,5%
- Luiz Paulo Vellozo Lucas (PSDB) 20,2%
- João Coser (PT) 17,2%
- Assumção (PL) 6,4%
- Camila Valadão (PSOL) 5,4%
- Du (Avante) 1,6%
A margem de erro é de 2 pontos percentuais.
No último levantamento, divulgado na quarta-feira 2, Pazolini figurava na frente, mas com 43,1% das intenções de voto. Com o aumento de 2 pontos, o atual prefeito de Vitória garante a vaga no segundo turno.
Vellozo também apresentou um crescimento de 2 pontos percentuais e poderá enfrentar Pazolini em um eventual segundo turno se descolando do adversário João Coser, que caiu 1 ponto percentual e não pode mais ser considerado tecnicamente empatado pela margem de erro.
No cenário estimulado, quando são apresentados os nomes dos candidatos, Pazolini figura com 47,3% e se aproxima ainda mais da chance de conquistar a reeleição ainda neste primeiro turno. Os adversários Luiz Paulo Vellozo e João Coser figuram com 21% e 17,8% respectivamente
Segundo turno
A AtlasIntel também fez pesquisas com dois cenários para o segundo turno na capital do Espírito Santo. Em ambos, Lorenzo Pazolini sairia vencedor.
Cenário 1:
Lorenzo Pazolini – 54,7%
João Coser – 34,3%
Branco/Nulo – 5,8%
Não sabem – 5,2%
Cenário 2:
Lorenzo Pazolini – 52,7%
Luiz Paulo Vellozo Lucas – 36,8%
Branco/Nulo – 7,5%
Não sabem – 3,1%
A pesquisa ouviu 1.607 pessoas por meio de recrutamento digital, entre os dias 29 de setembro e 4 de outubro, com índice de confiança de 95%. Ela está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo ES-08897/2024.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Lula participa de último ato de campanha de Boulos neste sábado
Por CartaCapital
Juiz determina exclusão de laudo falso publicado por Marçal contra Boulos
Por CartaCapital