Mundo
“Desastre”, o ideograma símbolo do Japão em 2018
O símbolo foi o escolhido em votação pelos habitantes do país
Os japoneses elegeram o ideograma (“kanji”) que se lê como “sai” e significa “desastre” para simbolizar 2018, um período marcado por várias catástrofes naturais – anunciou nesta quarta-feira 12 a associação de promoção dos kanji, que organiza a votação todos os anos.
O mencionado kanji foi um dos mais usados este ano na imprensa, depois das fortes chuvas, ondas de calor, tufões, terremotos e deslizamentos de terra que castigaram o país e deixaram vários povos.
Durante esta votação, da qual participaram 193.214 eleitores, 20.858 (algo em torno de 11%) optaram por este kanji.
O segundo lugar, com 8,3% dos votos, foi para o caractere “hei”, que significa “paz, igualdade” e com o qual começa o nome da era imperial vigente, “heisei”, ou “ápice da paz” (em tradução livre).
A era heisei, que dura desde 1989, termina no final de abril de 2019, com a abdicação do imperador Akihito. Ainda não se sabe o nome da próxima era, a de seu primogênito e sucessor Naruhito.
Em 2017, os japoneses elegeram o ideograma “norte”, pelos avanços dos programas nuclear e balístico da Coreia do Norte. Dois mísseis de teste norte-coreanos chegaram a sobrevoar o território japonês.
2026 já começou
Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.
A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.
Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.
Assine ou contribua com o quanto puder.


