CartaExpressa
Justiça Federal anula bloco 4 do Enem dos Concursos por suspeita de vazamento
O processo na Justiça Federal de Brasília foi movido por advogados de participantes do CNU


O juiz federal Eduardo Penteado mandou suspender os efeitos do bloco quatro do Concurso Nacional Unificado, conhecido como Enem dos Concursos. A decisão, assinada nesta quinta-feira 3, considera a possibilidade de vazamento da prova durante aplicação em um colégio no Recife (PE).
A União ainda pode recorrer. Até lá, a liminar impede a divulgação dos resultados desse bloco específico, o que ocorreria na próxima semana. O processo na Justiça Federal de Brasília foi movido por advogados de participantes do CNU sob alegação de que seus clientes se sentiram prejudicados com suspeitas de irregularidades.
Com mais de 300 mil inscritos, o bloco quatro é um dos mais procurados pelos concorrentes do certame, porque possui vagas de altos salários, como para auditor fiscal do trabalho.
A suspeita de vazamento decorre de um erro cometido por fiscais da prova, que teriam entregue o caderno de prova no período da manhã e não à tarde. Apesar de terem recolhido os cadernos, os estudantes tiveram tempo de folhear e ver as questões, segundo a ação.
Instada a se manifestar, a União alegou que o equívoco teria sido sanado a tempo de não causar prejuízo à lisura do certame.
Mas o juiz divergiu. Penteado afirmou ter visto provas de que houve vazamento e considerou que o episódio “viola a isonomia entre os candidatos, contamina o prosseguimento do concurso com a pecha da imoralidade, exigindo-se, assim, a pronta atuação do Judiciário no caso concreto”.
Leia a decisão:
1072606-86.2024.4.01.3400_2151174831Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Enem: cartilha de redação é divulgada; confira
Por Agência Brasil
Governo Lula divulga a relação candidato/vaga do Enem dos Concursos; confira
Por CartaCapital
CNU: Quando será divulgado o resultado do ‘Enem dos Concursos’
Por Carta Capital