Educação
USP é a melhor universidade da América Latina e Caribe, segundo ranking internacional
No ranking mundial, a USP foi classificada na 85ª posição; essa é a primeira vez que uma instituição brasileira entrou para a lista das 100 melhores
A Universidade de São Paulo (USP) é a melhor universidade da América Latina e do Caribe segundo o ranking QS Latin America & The Caribbean Ranking, publicado nesta quinta-feira 3, pela consultoria britânica Quacquarelli Symonds (QS).
No segundo lugar está a Pontifícia Universidade Católica do Chile (PUC-Chile) e, no terceiro, a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
Nessa 14ª edição, o ranking avaliou e classificou 437 instituições de 23 países da região. O Brasil é o país com mais universidades ranqueadas, 96 no total, seguido do México, com 63 universidades, e da Colômbia, com 61.
Além da USP e da Unicamp, outras duas instituições brasileiras ficaram entre as dez melhores: a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), na 5ª posição; e a Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), na 8ª.
A USP também ficou na liderança em cinco dos oito indicadores avaliados: reputação acadêmica, artigos por docente, reputação entre empregadores, rede internacional de pesquisa e impacto na internet.
No ranking mundial, a USP foi classificada na 85ª posição. Foi a primeira vez que uma instituição brasileira entrou para a lista das 100 melhores neste que é considerado um dos principais rankings universitários internacionais.
Veja as dez primeiras colocadas no ranking:

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Enem: cartilha de redação é divulgada; confira
Por Agência Brasil
Juiz manda Unisa readmitir estudante acusado de ato obsceno em um jogo feminino
Por CartaCapital
No Brasil, 4,5 milhões de crianças precisam de uma vaga em creche
Por Agência Brasil
Os falsos mitos que ancoram a cobrança de mensalidades por universidades públicas, segundo pesquisador
Por Ana Luiza Basilio



