Política
Mais de 20 capitais confirmam transporte gratuito no domingo de eleição; veja a lista
Até o início da tarde desta quinta-feira 3, três capitais ainda não haviam decretado a gratuidade ou desconto na passagem


A maioria das capitais brasileiras já confirmou a oferta de transporte público gratuito no próximo domingo 6, quando ocorre o primeiro turno das eleições municipais de 2024. Em muitas cidades a gratuidade está confirmada também para 27 de outubro, em caso de segundo turno.
A oferta atende a uma decisão do Supremo Tribunal Federal, que, em outubro do ano passado, determinou que estados e municípios garantam o transporte público de graça no dia de votação.
Até o início da tarde desta quinta-feira 3, apenas três capitais ainda não haviam decretado a gratuidade: Recife (PE), Boa Vista (RR) e Palmas (TO). Em Cuiabá (MT) haverá cobrança de “tarifa social”.
Vale lembrar que Brasília (DF), por não ser um município, não terá eleições neste ano.
Confira na lista abaixo a situação de cada capital:
Rio Branco (AC) – O TRE local confirma que haverá transporte público gratuito entre 3h e 15h30 (no Acre a votação acontece das 6h às 15h).
Maceió (AL) – O transporte será gratuito apenas para os portadores do cartão Vamu Cidadão. A frota será reforçada, segundo a prefeitura.
Macapá (AP) – O TRE e a Companhia de Trânsito e Transporte confirmaram a gratuidade e a utilização de 100% da frota de veículos.
Manaus (AM) – Gratuidade confirmada, seguindo legislação municipal, entre as 4h e as 18h. Se houver segundo turno, o transporte também será gratuito em 27 de outubro.
Salvador (BA) – Ônibus, metrô, BRTs e planos inclinados não vão cobrar passagem entre 6h e 20h. A partir das 10h a frota vai operar em capacidade máxima.
Fortaleza (CE) – Gratuidade determinada por legislação estadual. Ônibus municipais, metropolitanos e intermunicipais; metrô, VLT e transportes complementares não cobrarão passagem.
Vitória (ES) – O sistema de transporte metropolitano da região da capital vai operar gratuitamente das 7h às 18h. A tabela de horários seguirá a dos domingos, mas veículos extras estarão disponíveis para eventuais aumentos de demandas nas linhas. O Sistema Aquaviário de transporte também vai operar gratuitamente, funcionando das 8h às 16h15.
Goiânia (GO) – Na capital goiana e em sua região metropolitana o transporte será gratuito no primeiro turno e, se for o caso, também no segundo turno das eleições municipais de 2024. Os ônibus vão circular com a planilha horária dos dias úteis, segundo a Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos.
São Luis (MA) – A Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes confirmou o transporte gratuito no transporte coletivo entre 0h e 22h no domingo de eleição. As concessionárias devem usar a mesma frota dos dias úteis.
Cuiabá (MT) – Em resposta a contato de CartaCapital, a prefeitura de Cuiabá informou que vai implantar uma “tarifa social” de 0h01 até 23h59 no dia da votação: a passagem custará 1 real (o preço habitual é 4,95 reais). Haverá reforço na frota, e as linhas troncais vão operar na totalidade a partir das 5h.
Campo Grande (MS) – Decreto publicado nesta quinta-feira 3 confirma o transporte público gratuito para a capital de Mato Grosso do Sul, tanto no primeiro quanto no segundo turno (se for o caso) das eleições de 2024. A frota deverá operar com a mesma frequência dos dias úteis.
Belo Horizonte (MG) – O transporte público na capital mineira e em toda a região metropolitana será gratuito em 6 de outubro das 0h às 23h59, incluindo linhas intermunicipais. Em BH haverá reforço no número de ônibus circulando entre 8h e 20h. As medidas valerão também para 27 de outubro, caso haja segundo turno.
Belém (PA) – A prefeitura de Belém confirmou que o transporte público será gratuito na cidade no primeiro turno das eleições 2024. As catracas estrão liberadas das 4h às 23h59.
João Pessoa (PB) – A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa confirmou o transporte gratuito para o dia de votação. Os eleitores também poderão usar gratuitamente as linhas da região metropolitana da capital, nos transportes intermunicipais e hidroviário entre Cabedelo, Lucena (Costinha) e Santa Rita (Forte Velho). Para solicitar a passagem, será necessário apresentar um documento de identificação com foto e o título de eleitor.
Curitiba (PR) – A Urbanização de Curitiba, que gerencia o transporte coletivo na capital paranaense, informou que não haverá cobrança de passagens neste domingo 6 por conta da realização do primeiro turno das eleições. A Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná também confirmou o passe livre nas 23 cidades da Região Metropolitana de Curitiba onde há operação.
Recife (PE) – Até o início da tarde desta quinta-feira 3 não havia confirmação sobre o transporte gratuito na capital pernambucana. CartaCapital tenta contato com o consórcio de transporte Grande Recife, responsável pela gestão do transporte. Este texto poderá ser atualizado. O que está confirmado é que o metrô do Recife, que tem interrompido operações por conta de obras, vai funcionar das 5h às 23h neste domingo 6 por causa das eleições.
Teresina (PI) – Na capital do Piauí, o transporte público será gratuito durante todo o dia da votação do primeiro turno das eleições 2024. Além disso, a prefeitura determinou que 100% da frota deverá circular para garantir o transporte dos eleitores.
Natal (RN) – Um decreto publicado nesta quarta-feira 2 confirmou a oferta de transporte público gratuito em Natal durante as 24 horas de 6 de outubro. Caso haja segundo turno na cidade, a medida valerá também para 27 de outubro. O transporte intermunicipal e metropolitano também será gratuito, conforme determinado pelo governo do estado.
Porto Alegre (RS) – Os eleitores de Porto Alegre também poderão usar gratuitamente o sistema de ônibus urbanos neste 6 de outubro, por conta do primeiro turno das eleições. Caso a disputa na cidade vá para o segundo turno, também haverá passe livre em 27 de outubro.
Rio de Janeiro (RJ) – A prefeitura do Rio confirmou que o transporte público por ônibus, BRT, VLT e vans será gratuito das 6h às 20h deste domingo 6. O Tribunal Regional Eleitoral do estado informou que haverá gratuidade também nas barcas, no metrô e no sistema de trens, que são geridos pelo governo do estado.
Porto Velho (RO) – Em Porto Velho, os eleitores poderão usar gratuitamente o transporte coletivo das 6h às 18h em 6 de outubro, dia do primeiro turno das eleições 2024.
Boa Vista (RR) – Até o início da tarde desta quinta-feira 3 não havia confirmação sobre haver ou não gratuidade no transporte público para as eleições 2024 em Boa Vista, segundo a prefeitura. A CartaCapital, o executivo municipal confirmou apenas o reforço na frota.
Florianópolis (SC) – Os eleitores e eleitoras de Florianópolis poderão usar o sistema de transporte público gratuitamente nas eleições de 2024. A prefeitura da cidade informou, ainda, que os horários serão os mesmos dos dias úteis.
São Paulo (SP) – Em São Paulo não há cobrança de passagem nos ônibus municipais aos domingos, ou seja, os eleitores e eleitoras poderão usar o sistema gratuitamente das 0h às 23h59 neste domingo de eleição. A prefeitura da capital paulista informou que vai disponibilizar 1.900 veículos extras. Assim, os horários seguirão os dos sábados. A gratuidade na capital paulista é válida apenas para os ônibus. O metrô e o sistema de trens de passageiros não informaram, até o início da tarde desta quinta-feira 3, se vai oferecer catraca livre.
Aracaju (SE) – Em Aracaju e também nos municípios vizinhos de Nossa Senhora do Socorro, São Cristóvão e Barra dos Coqueiros o transporte público será gratuito neste 6 de outubro, dia do primeiro turno das eleições municipais.
Palmas (TO) – A prefeitura de Palmas não confirmou se haverá oferta de transporte gratuito no dia da eleição. CartaCapital entrou em contato no início da tarde desta quinta-feira 3, mas não teve retorno. Este texto poderá ser alterado.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Eleições 2024: termina a propaganda eleitoral no rádio e na TV; saiba o que ainda é permitido até o dia da votação
Por CartaCapital
Eleições 2024: confira os horários de abertura e fechamento das seções eleitorais
Por CartaCapital