Mundo

Tiros atingem a embaixada de Israel na Suécia

Na mesma noite, também aconteceram duas explosões nas imediações da embaixada de Israel na Dinamarca

Tiros atingem a embaixada de Israel na Suécia
Tiros atingem a embaixada de Israel na Suécia
A polícia cerca o entorno da embaixada de Israel na Suécia após local ser alvo de tiros. Foto: Anders WIKLUND / TT NEWS AGENCY / AFP
Apoie Siga-nos no

A embaixada de Israel em Estocolmo foi alvo de vários tiros na noite de terça-feira, que não deixaram feridos, informou a polícia sueca, que abriu uma investigação.

Por volta das 18H00 (13H00 de Brasília), uma explosão foi ouvida em uma rua próxima à representação diplomática, que fica no centro de Estocolmo, segundo a polícia.

“Fizemos averiguações que indicam que tiros foram disparados contra a embaixada israelense, mas não queremos divulgar exatamente o que descobrimos porque a investigação está em andamento”, disse à AFP Rebecca Landberg, porta-voz da polícia de Estocolmo.

Na mesma noite, também aconteceram duas explosões nas imediações da embaixada de Israel na Dinamarca, em Copenhague, informou a polícia da cidade.

A embaixada israelense na capital sueca foi cenário de vários incidentes desde o início da guerra na Faixa de Gaza entre Israel e o movimento islamista palestino Hamas, em outubro de 2023.

Em fevereiro, uma granada foi encontrada dentro da embaixada e, em maio, também foram registrados tiros nas imediações do imóvel.

Os serviços de inteligência suecos afirmaram no final de maio que o Irã estava recrutando membros de organizações criminosas no país escandinavo para “atos de violência” contra Israel, acusação negada por Teerã.

Os tiros de terça-feira coincidiram com o lançamento de quase 200 mísseis do Irã contra Israel em um momento de grande tensão no Oriente Médio.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

2026 já começou

Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.

A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.

Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.

Assine ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo