Mundo
Avião de Lula pousa em segurança no México após horas voando em círculos para queimar combustível
A aeronave presidencial apresentou um problema técnico após a decolagem, na Cidade do México


O avião do presidente Lula (PT) pousou em segurança no Aeroporto Internacional General Felipe Ángeles, na Cidade do México, às 22h16 (de Brasília) desta terça-feira 1º, após se movimentar em círculos por quase cinco horas para queimar combustível.
Segundo a Força Aérea Brasileira, a aeronave presidencial VC-1 apresentou um problema técnico após a decolagem. Diante do imprevisto, os pilotos passaram a aguardar o consumo necessário de combustível para retornar ao aeroporto na capital mexicana.
Entre os integrantes do voo de retorno a Brasília, além de Lula e assessores, estão:
- a primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja;
- o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira;
- o indicado para a presidência do Banco Central, Gabriel Galípolo; e
- o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues.
Lula viajou ao México para acompanhar a posse da presidenta Claudia Sheinbaum, nesta terça.
O presidente e sua comitiva viajarão rumo ao Brasil em um avião reserva, o VC2, operado pelo Grupo de Transporte Especial da FAB, com capacidade para 40 passageiros.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.