Augusto Diniz | Música brasileira

Jornalista há 25 anos, Augusto Diniz foi produtor musical e escreve sobre música desde 2014.

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Leila Pinheiro: ‘João Donato é um balaio de belezas e incontrolável suingue’

A cantora e o pianista Ricardo Bacelar lançam um disco com obra de Donato e arranjos ousados

Leila Pinheiro: ‘João Donato é um balaio de belezas e incontrolável suingue’
Leila Pinheiro: ‘João Donato é um balaio de belezas e incontrolável suingue’
Foto: Nicolas Gondim
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Doze canções selecionadas de João Donato e parceiros acabam de ser lançadas em um disco na voz inconfundível de Leila Pinheiro. Com o nome de Donato (Jasmim Music), o álbum em voz e piano – este executado por Ricardo Barcelar, que chega a fazer duo vocal em algumas canções – dá novos arranjos às músicas do compositor e pianista que morreu no ano passado.

O disco conta ainda com a participação no cello de Jaques Morelenbaum em nove faixas. O trabalho é elevado e Leila Pinheiro coloca sua afinada voz em composições esmeradas. Por isso, o disco, já disponível nas plataformas de música, vale ser ouvido.

“Donato é pianista e compositor genial, de personalidade fortíssima. Bastam poucos acordes, sempre suingadíssimos, para reconhecer a sua marca”, diz Leila Pinheiro a CartaCapital. “A música dele é um balaio de belezas, de aparente simplicidade e incontrolável suingue.”

Para Ricardo Bacelar, João Donato “tem uma estética estabelecida de uma música muito rítmica, muito original, sempre tem uma pegada cubana, com aquele piano maravilhoso”.

“Com uma obra dessas, a gente tem a possibilidade de fazer uma releitura radical, levando-a para outro lugar”, complementa o pianista.

Destaque no disco de Leila e Bacelar para a inédita Contas de Vidro, de João Donato, João Gilberto e Lysias Ênio (irmão de Donato).

“Estávamos no estúdio gravando esse álbum e liguei para o Donato para ver se ele tinha alguma música inédita para nos dar”, conta Leila.

Quem atendeu ao telefone foi Ivone, companheira de Donato. Ao fundo, ele disse: “Manda esse petardo pra ela”.

“Eu e Ricardo ficamos loucos quando ouvimos e mais ainda por ela nunca ter sido gravada com letra”, diz Leila.

Originalmente, a música se chama Glass Beads e foi gravada apenas de forma instrumental no álbum Donato – The New Sound of Brazil (1965). “Muita pena ele ter partido antes de ouvir o álbum”, lamenta a cantora.

No repertório do disco, pela ordem, estão A Rã (João Donato e Caetano Veloso), Lugar Comum (Donato e Gilberto Gil), Açafrão (Donato, Marlon Sette e Sylvio Fraga), Naquela Estação (Donato,  Caetano Veloso e Ronaldo Bastos), Brisa do Mar e Surpresa (Donato e Abel Silva e Donato e Caetano Veloso), Verbos do Amor (Donato e Abel Silva), Naturalmente (Donato e Caetano Veloso), Cadê Você (Donato e Chico Buarque), Contas de Vidro (Donato, João Gilberto e Lysias Ênio), Já que Você Deu Motivo (Donato e Ronaldo Bastos), Nua Ideia (Donato e Caetano Veloso) e Flor de Maracujá (Donato e Lysias Ênio).

Leila Pinheiro conta que João Donato ”ouvia tudo e andou em todas as turmas, bebeu em fontes muito diversas, se juntou com incontáveis poetas e letristas e se jogou no mundo”.

A cantora gravou Gaiolas Abertas (Donato e Martinho da Vila) no seu primeiro álbum, de 1983, com ele ao piano. “As músicas de Donato são uma das caras bonitas e felizes da música brasileira.”

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