CartaExpressa
Datena reage a processo de Marçal e promete ‘ação milionária’ por danos morais
O candidato do PRTB foi à Justiça para pedir 100 mil reais em indenização pelo episódio da cadeirada


O candidato à Prefeitura de São Paulo, José Luiz Datena (PSDB), anunciou que vai entrar com uma ‘ação milionária’ na Justiça contra o também candidato Pablo Marçal (PRTB) por danos morais.
A nova ofensiva na Justiça de Datena contra Marçal acontece após o candidato do PRTB pedir 100 mil reais em indenização pelo episódio da cadeirada no debate promovido pela TV Cultura, em 15 de setembro.
“Promoveremos ação milionária por danos morais que será protocolizada com base nas ofensas desferidas contra o Datena, ofendendo a sua dignidade e honra, devastando a ele toda sua família”, afirmou Eduardo Leite, advogado de Datena. O valor que será pleiteado na Justiça não foi divulgado.
Segundo a defesa do apresentador, Marçal agiu com “requintes de crueldade contra a dignidade do Datena”. Ao todo, o candidato do PSDB já entrou com 12 representações criminais, direitos de respostas e remoção de posts ofensivos contra Marçal.
Além da ação desta sexta-feira, Maçal protocolou na semana anterior uma notícia-crime na Justiça Eleitoral, na qual os advogados de Marçal acusam o apresentador de injúria, embora não tenham solicitado a cassação de sua candidatura.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.