Economia

Caged: Brasil teve saldo de 232,5 mil empregos formais em agosto

Resultado representa alta de 5,8% na comparação com o mesmo período do ano passado

Caged: Brasil teve saldo de 232,5 mil empregos formais em agosto
Caged: Brasil teve saldo de 232,5 mil empregos formais em agosto
Foto: Marcello Casal jr/Agência Brasil
Apoie Siga-nos no

A economia brasileira teve um saldo de 232,5 mil empregos formais em agosto de 2024, segundo dados divulgados nesta sexta-feira 27 pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

O montante é resultado da diferença entre as 2,22 milhões contratações e as 1,99 milhão de demissões registradas no mês passado.

Dessa forma, o último mês de agosto foi melhor, em termos de emprego, do que o mesmo mês de 2023, quando o saldo foi de 219 mil vagas com carteira assinada. Em termos percentuais, o resultado desta sexta representa um aumento de 5,8%.

O setor que mais gerou empregos formais no mês passado foi o de serviços, com 118 mil postos. A indústria (51,6 mil) e o comércio (47,7 mil) também contribuíram de modo expressivo para o saldo.

Com os dados consolidados do mês passado, o ano, até agora, vem sendo positivo em termos de criação de empregos formais. No acumulado de 2024, segundo o MTE, o saldo de empregos formais no País é de 1.726.489.

A média salarial dos empregos gerados em agosto foi de 2.156,86 reais. A cifra é 7,54 reais menor do que a média dos novos salários de julho.

Os números ajudam a explicar a queda no desemprego para 6,6% registrada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta. No trimestre encerrado em agosto, o número de trabalhadores com carteira assinada chegou a 38,6 milhões, o maior da série histórica do IBGE.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo