CartaExpressa
Zambelli falta a depoimento sobre invasão ao sistema do CNJ
A assessoria da deputada alegou que ela está com problemas de saúde e internada para exames


A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) não comparecerá ao depoimento previsto para esta quinta-feira 26, no Supremo Tribunal Federal (STF), referente ao processo no qual é ré por invasão a sistemas eletrônicos do Poder Judiciário.
A ausência foi justificada por seu gabinete, que informou que a parlamentar estaria internada no Hospital do Coração (HCor), em São Paulo, para realizar exames cardíacos, sem previsão de alta.
Conforme a nota oficial, Zambelli tem passado por uma série de exames para diagnosticar uma arritmia cardíaca e teria sentido um novo mal-estar antes do depoimento. “Na última madrugada, [Zambelli] teve um mal-estar e está internada na unidade coronária do HCor, sem previsão de alta”, informou a assessoria.
Ainda não há nova data para que a parlamentar seja ouvida.
A parlamentar e o hacker Walter Delgatti Neto tornaram-se réus no processo em maio deste ano, após decisão unânime da 1ª Turma do STF. O depoimento de Delgatti, previsto para esta quinta-feira, está mantido.
Desde segunda-feira 23, o STF tem ouvido testemunhas como parte da fase de instrução do processo, incluindo auxiliares de Zambelli e Delgatti, além de servidores do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), órgão que foi o alvo principal da invasão eletrônica.
A expectativa é de que Delgatti e Zambelli sejam os últimos a serem ouvidos antes das alegações finais dos advogados e da prolação da decisão.
Zambelli e Delgatti respondem, nesse processo, pelos crimes de invasão de dispositivo informático e falsidade ideológica. Somadas, as penas podem chegar a 6 anos de prisão, além de multa.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Moraes vota para rejeitar queixa-crime contra Zambelli por injúria
Por CartaCapital
Justiça rejeita cassação de Zambelli por apelo golpista a generais em 2022
Por Wendal Carmo