Do Micro Ao Macro
Sebrae e Shopee firmam parceria para impulsionar vendas de pequenos negócios
Acordo vai oferecer capacitação e suporte para empreendedores aumentarem sua competitividade no comércio digital


O Sebrae firmou uma parceria com a Shopee para apoiar pequenos negócios no mercado digital. O acordo foi assinado na segunda-feira (23), na sede do Sebrae em São Paulo.
Entre as autoridades presentes estavam o ministro do Empreendedorismo, Marcio França, e o ministro do Comércio e Indústria de Singapura, Alvin Tan.
Além deles, participaram da assinatura o diretor-superintendente do Sebrae-SP, Nelson Hervey Costa, e a head de Relações Governamentais da Shopee, Luciana Hachmann. O objetivo da parceria é claro: apoiar os pequenos negócios para que se destaquem no ambiente digital.
Capacitação e suporte ao empreendedorismo
A parceria visa capacitar os pequenos empresários para que atuem de forma mais eficiente no comércio eletrônico. Por meio dessa colaboração, a intenção é garantir que os empreendedores utilizem as ferramentas digitais para expandir seus mercados.
Nos próximos dois anos, o Sebrae e a Shopee irão oferecer capacitações on-line. Essas capacitações incluem mentorias e oficinas especializadas para aqueles que desejam vender na plataforma ou impulsionar seus negócios em geral.
Além disso, o projeto prevê a criação de um espaço especial dentro da Shopee para as empresas participantes. Esse espaço aumentará a visibilidade dos produtos e possibilitará que alcancem mais consumidores.
Impacto da Shopee no Brasil
Atualmente, mais de 3 milhões de vendedores brasileiros estão registrados na plataforma. Esses vendedores são responsáveis por 90% das vendas da Shopee no Brasil. A plataforma tem se destacado como porta de entrada para a digitalização de pequenos negócios.
Segundo uma pesquisa realizada pela Shopee no segundo trimestre de 2024, 1 em cada 3 vendedores entrevistados iniciou suas atividades online na plataforma. Além disso, 40% dos entrevistados afirmaram que expandiram suas operações após começarem a vender pelo app.
Essas empresas geram oportunidades de trabalho para cerca de 1,3 milhão de pessoas no país. Deste total, 25% dos funcionários trabalham exclusivamente para atender as demandas geradas pelas vendas na plataforma.
Acordo internacional e mercado brasileiro
Durante a cerimônia de assinatura, Marcio França enfatizou a importância da parceria, sobretudo pela relevância de Singapura como parceiro comercial. Esse acordo, segundo ele, facilita a inserção das pequenas empresas brasileiras no mercado global.
Alvin Tan, que já esteve no Brasil em outras ocasiões, também destacou o interesse de Singapura em apoiar os pequenos negócios brasileiros. Segundo ele, esse suporte é essencial para a digitalização das empresas locais.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.