Política
Partido de Bolsonaro faz nova doação milionária para campanha de Nunes em São Paulo
O PL empatou com MDB, partido do prefeito, como maiores doadores da campanha


O Partido Liberal (PL), do ex-presidente Jair Bolsonaro, fez mais uma doação milionária para a campanha de reeleição do prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB). O novo aporte, de 5 milhões de reais, coloca o PL ao lado do MDB como os maiores financiadores da campanha de Nunes. Até o momento, o PL já contribuiu com aproximadamente 15 milhões de reais, todos oriundos do fundo eleitoral.
Com a soma das doações do PL e do MDB, Nunes já recebeu 30 milhões de reais dessas duas legendas, o que representa 71% do total arrecadado pelo prefeito até agora. Até a noite de terça-feira 24, a campanha de Nunes havia declarado ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) o montante de 42 milhões de reais em arrecadação, sendo 98,68% proveniente de recursos públicos.
Além das contribuições do PL e do MDB, outros partidos da coligação que apoia o prefeito também fizeram doações significativas. Podemos e PP doaram 3 milhões de reais cada, enquanto PRN e PSD contribuíram com 2 milhões cada um de reais. O Solidariedade, por sua vez, doou 1,7 milhão de reais.
Além dos recursos de partidos, Nunes também recebeu 556 mil reais de doações de pessoas físicas. O maior doador individual até o momento é o empresário José Ricardo Rezek, que fez uma contribuição de 300 mil reais.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

TCM investiga compra milionária de planetários pela gestão Ricardo Nunes em São Paulo
Por CartaCapital
Quaest em São Paulo: Nunes cresce entre os evangélicos e se distancia de Marçal
Por CartaCapital