Política

AtlasIntel: David Almeida lidera disputa pela prefeitura de Manaus

Com 29,5% das intenções de voto, prefeito David Almeida segue à frente na corrida eleitoral, mas enfrenta desaprovação de 53% dos eleitores

AtlasIntel: David Almeida lidera disputa pela prefeitura de Manaus
AtlasIntel: David Almeida lidera disputa pela prefeitura de Manaus
David Almeida (Avante), prefeito de Manaus. Foto: Antonio Pereira/Secom Manaus
Apoie Siga-nos no

A pesquisa AtlasIntel divulgada nesta quarta-feira, 25, coloca o atual prefeito de Manaus e candidato à reeleição David Almeida (Avante), na liderança das intenções de voto para a eleição de outubro, com 29,5%.

Na segunda posição está Capitão Alberto Neto (PL), com 22,3%, seguido de perto pelo deputado federal Amon Mandel (Cidadania), que alcança 18,7%. Com a margem de erro de três pontos percentuais, Neto e Mandel estão tecnicamente empatados.

Quando considerados apenas os votos válidos, Almeida aparece com 30,3%, enquanto Neto e Mandel têm, respectivamente, 22,9% e 19,2%, mantendo-se o cenário de empate técnico. A pesquisa também revela um crescimento no apoio ao atual prefeito, que em julho contava com 23% das intenções de voto.

Em simulações de segundo turno, David Almeida seria reeleito em ambos os cenários projetados, com 41% das intenções de voto, seja contra Capitão Alberto Neto, seja contra Amon Mandel. Em um eventual confronto direto entre os dois principais adversários, Mandel perderia para Neto por uma diferença de 3,5 pontos percentuais.

Apesar da liderança, o panorama não é completamente favorável para Almeida. A pesquisa revela uma alta taxa de desaprovação de sua gestão: 53% dos eleitores reprovam a administração do prefeito, o que pode influenciar a disputa à medida que a campanha avança.

A pesquisa entrevistou 1.202 eleitores, entre os dias 19 e 24 de setembro. O levantamento tem margem de erro de 3 pontos percentuais para mais ou para menos e nível de confiança de 95%.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo