CartaExpressa
PSDB rejeita pedidos para expulsar Datena após cadeirada em Marçal
Representações alegavam que a agressão desferida pelo candidato teria violado os deveres partidários


A Executiva do PSDB na cidade de São Paulo rejeitou solicitações de integrantes do partido para expulsar José Luiz Datena, candidato à prefeitura da capital.
Os pedidos tiveram como base o episódio em que Datena agrediu o adversário Pablo Marçal (PRTB) com uma cadeirada, durante um debate realizado pela TV Cultura em 15 de setembro.
As representações sustentavam que a conduta do apresentador teria violado os deveres partidários previstos no estatuto, especialmente sobre a manutenção de conduta ética.
Ao negar os pedidos, a Executiva afirmou que o incidente não desrespeitou, direta ou indiretamente, as normas internas da legenda.
Segundo Guilherme Ruiz Neto, advogado do PSDB de São Paulo, “se firmou o entendimento de que Datena agiu em legítima defesa para repelir a injusta agressão perpetrada por Pablo Marçal”.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Quem é e quanto ganha o assessor de Marçal que agrediu o marqueteiro de Nunes
Por CartaCapital
Marçal descumpre regras, é expulso na reta final e debate termina em caos
Por CartaCapital
Datena nega ter autorizado o uso da cadeirada na propaganda eleitoral
Por CartaCapital
Nunes e Marçal trocam ofensas antes de debate em São Paulo
Por CartaCapital
Real Time Big Data indica empate técnico entre Nunes, Boulos e Marçal na disputa paulistana
Por CartaCapital