Política
Lula: ONU não tem coragem de criar o Estado Palestino
As falas foram em Nova York na véspera da sua participação da Assembleia-Geral


O presidente Lula (PT) criticou nesta segunda-feira 23 a atuação da Organização das Nações Unidas (ONU) e afirmou que o órgão “não tem coragem de criar o Estado Palestino”.
As falas foram em Nova York, nos Estados Unidos, na véspera da sua participação da Assembleia-Geral. “A ONU, que quando foi criada, teve força para criar o Estado de Israel, não tem coragem de criar o Estado Palestino”, afirmou.
O presidente ainda disse que guerras como a que acontece entre a Rússia e a Ucrânia e o conflito na Faixa de Gaza poderiam ter sido evitados se as decisões da ONU fossem seguidas pelos países.
“Tudo isso poderia ter sido evitado se a ONU cumprisse com a sua tarefa de ser uma espécie de governança mundial. Uma coisa importante que você tem que saber: como a gente vai cuidar do planeta Terra se as decisões que são tomadas nos encontros não são cumpridas?”, questionou.
As falas de Lula foram ao receber o prêmio Goalkeepers 2024, do Instituto Bill e Melinda Gates, como um reconhecimento ao esforço da sociedade brasileira na redução da pobreza e no combate à fome.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.