Política

AtlasIntel: Eduardo Paes amplia a vantagem contra adversários na disputa pela prefeitura do Rio

Atual prefeito, que busca a reeleição pelo PSD, tem quase 17 pontos a mais do que o bolsonarista Alexandre Ramagem (PL), que aparece na segunda colocação

AtlasIntel: Eduardo Paes amplia a vantagem contra adversários na disputa pela prefeitura do Rio
AtlasIntel: Eduardo Paes amplia a vantagem contra adversários na disputa pela prefeitura do Rio
O prefeito do Rio, Eduardo Paes. Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil
Apoie Siga-nos no

O prefeito Eduardo Paes (PSD), que busca a reeleição no Rio de Janeiro, cresceu e ampliou a vantagem contra os adversários. Segundo o instituto AtlasIntel, o político tem quase 17 pontos percentuais a mais do que o segundo colocado, o bolsonarista Alexandre Ramagem (PL). Os resultados foram divulgados nesta segunda-feira 23.

De acordo com a pesquisa, Paes saiu de 45,8% no último levantamento para 48,6%. Ramagem, por sua vez, oscilou 0,3 para baixo, registrando apenas 32% neste levantamento.

Na cidade, ainda segundo o AtlasIntel, Tarcísio Motta (PSOL) segue na terceira posição, com 8,9%. O resultado representa uma queda de 4 pontos percentuais nas intenções de voto do psolista desde o último levantamento.

A lista monitorada ainda tem outros seis candidatos, que variam de 0,1% a 3,4% das intenções de voto. Confira:

  • Eduardo Paes (PSD): 48,6%
  • Alexandre Ramagem (PL): 32%
  • Tarcísio Motta (PSOL): 8,9%
  • Carol Sponza (Novo): 3,4%
  • Marcelo Queiroz (PP): 0,9%
  • Rodrigo Amorim (União): 0,6%
  • Juliete Pantoja (UP): 0,5%
  • Cyro Garcia (PSTU): 0,1%
  • Henrique Simonard (PCO): 0,1%
  • Não sei: 2,7%
  • Branco/Nulo: 2,5%

Segundo turno

Na cidade, o instituto testou dois cenários de segundo turno. No primeiro, Paes venceria Ramagem por 58% a 36%. No segundo, o prefeito derrotaria Motta por 55% a 16%. Há, neste último caso, um percentual significativo de eleitores que indicam voto em branco ou nulo, de 26%. Para comparação, no primeiro cenário (Paes x Ramagem), o índice é de apenas 4%.

O levantamento AtlasIntel divulgado nesta segunda ouviu 1.610 pessoas entre os dias 17 e 22 de setembro. A coleta de dados foi realizada pelo método do Recrutamento digital aleatório (Atlas RDR) e tem margem de erro de 2 pontos percentuais. No TSE, o registro é o RJ-03345/2024.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo