Política
Bolsonarista Bruno Engler recua, mas mantém liderança na corrida eleitoral em BH, diz AtlasIntel
A disputa pelo segundo lugar segue acirrada, com empate técnico entre Republicanos, MDB, PDT e PSD; o PT caiu para a sexta posição


Uma nova pesquisa do instituto AtlasIntel, divulgada nesta segunda-feira 23, indica que o bolsonarista Bruno Engler (PL) segue na liderança da disputa eleitoral pela prefeitura de Belo Horizonte (MG), apesar de um recuo de quase 4 pontos percentuais desde o último levantamento, quando já tinha oscilado negativamente. O político da extrema-direita tem, neste momento, 25,2% das intenções de voto. O percentual era de 29% na pesquisa anterior e de 31% no monitoramento realizado no início de agosto.
A segunda colocação na corrida eleitoral da capital mineira é acirrada. Como a margem de erro é de 2 pontos percentuais, quatro candidaturas estão em um empate técnico neste momento. Veja os números:
- Bruno Engler (PL): 25,2%
- Mauro Tramonte (Republicanos): 15,3%
- Gabriel (MDB): 14,4%
- Duda Salabert (PDT): 13,7%
- Fuad Noman (PSD): 13,5%
- Rogério Correia (PT): 10%
- Indira Xavier (UP): 1,1%
- Carlos Viana (Podemos): 1%
- Lourdes Francisco (PCO): 0,4%
- Wanderson Rocha (PSTU): 0%
- Não sei: 4,1%
- Branco/Nulo: 1,2%
O cenário é bastante distinto da pesquisa passada, quando Rogerio Correia (PT) ocupava a posição com folga. O político, porém, perdeu 7 pontos percentuais e está agora na sexta colocação, com apenas 10%. O volume de votos o mantém próximo dos adversários, pela margem de erro, mas sem que as suas intenções de voto esbarrem na do segundo colocado, Mauro Tramonte (Republicanos). Os demais – Gabriel, Duda Salabert e Fuad Noman – estão em pé de igualdade com o apresentador quando a margem de erro é considerada. Veja as variações:
Segundo turno
O instituto monitorou, também, seis eventuais cenários de segundo turno na cidade. Engler foi testado em todos, mas aparece com vantagem em apenas dois deles. Há outros dois cenários em que o bolsonarista está em desvantagem numérica, mas ainda mantém um empate técnico. Confira os resultados:
Para a pesquisa, foram ouvidos 1.598 eleitores de BH, entre os dias 17 e 22 de setembro, pelo método de Recrutamento digital aleatório (Atlas RDR). A pesquisa tem 2 pontos percentuais de margem de erro e um nível de confiança de 95%. No TSE, o levantamento foi registrado com o número MG-06581/2024.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Datafolha: Tramonte lidera em BH com 28%; Engler e Fuad empatam no 2º lugar com 18%
Por CartaCapital
Querem se reeleger: o que prefeitos de BH, Recife e São Paulo fizeram pela população LGBTQIA+
Por Diadorim