Educação
Governo prepara projeto para banir o uso de celulares em sala de aula, diz ministro
A palavra final sobre o tema, contudo, virá do presidente Lula


O ministro da Educação, Camilo Santana (PT), afirmou nesta sexta-feira que o governo Lula deve enviar ao Congresso um projeto de lei para banir o uso de celulares em salas de aula de todo o Brasil. A medida faz parte de um pacote de medidas previsto para ser anunciado em outubro, em alusão ao Dia da Criança e ao Dia do Professor.
A informação foi confirmada ao jornal Folha de S. Paulo pelo ministro. “Nosso objetivo é oferecer às redes de ensino segurança jurídica para que possam implementar as ações que estudos internacionais já apontam como mais efetivas, no sentido do banimento total [dos celulares]”, afirmou Santana. A palavra final sobre o tema, contudo, virá do presidente da República.
Um dos estudos que embasam as discussões no MEC foi produzido pela Unesco e divulgado em setembro do ano passado. O relatório apontou que a exposição excessiva às telas na infância e na adolescência tem gerado dificuldades de aprendizado e problemas de saúde mental.
Desde a publicação do documento, as restrições aumentaram significamente em alguns países. No Brasil, parlamentares têm apresentado propostas no mesmo sentido nas Assembleias Legislativas.
A cidade do Rio de Janeiro é a única do País que já baniu o uso dos celulares nas escolas municipais. A medida foi tomada por meio de decreto assinado pelo prefeito Eduardo Paes (PSD) um mês após o relatório da Unesco ser divulgado.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

AGU se opõe ao PT sobre privatização da gestão de escolas no Paraná
Por CartaCapital
Justiça eleitoral decide que candidato ‘xará’ de Boulos deverá escolher outro nome na urna
Por CartaCapital