Mundo

Sob Milei, PIB da Argentina cai 1,7% no segundo trimestre de 2024

A inflação mensal no País ficou em 4,2% em agosto, uma alta de 0,2 ponto em comparação com julho

Sob Milei, PIB da Argentina cai 1,7% no segundo trimestre de 2024
Sob Milei, PIB da Argentina cai 1,7% no segundo trimestre de 2024
O presidente da Argentina, Javier Mieli, em viagem a Madrid, em 21 de junho de 2024. Foto: Oscar Del Pozo/AFP
Apoie Siga-nos no

O Produto Interno Bruto (PIB) da Argentina registrou uma queda de 1,7% no segundo trimestre de 2024, na comparação com o trimestre anterior, segundo dados divulgados nesta quarta-feira 18 pelo Instituto Nacional de Estatística e Censos (Indec).

Na comparação com o mesmo período do ano anterior, a queda no PIB argentino também foi de 1,7%. A atividade econômica no País comandado pelo ultraliberal Javier Milei acumula uma contração de 3,4% nos primeiros seis meses de 2024.

Segundo os dados do Indec, o consumo privado teve queda de 9,8% em relação ao mesmo período de 2023. Além disso, o investimento caiu 29,4% e as importações diminuíram 22,5%. O saldo positivo fica com as exportações, que avançaram 31,4%.

O presidente Javier Milei, que assumiu o cargo em dezembro de 2023 prometendo uma série de reformas para alavancar o país, tem visto sua política econômica ter resultados desastrosos.

A inflação mensal da Argentina ficou em 4,2% em agosto, uma alta de 0,2 ponto em comparação com julho, de 4%. O acumulado da inflação nos últimos 12 meses no País é de 236,7%.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo