Política
Justiça rejeita ação de Nunes contra Boulos por peça sobre a ‘máfia das creches’
Para juíza, não há inverdade na propaganda do candidato do PSOL contestada pelo prefeito
A Justiça Eleitoral negou um pedido de direito de resposta do prefeito Ricardo Nunes (MDB), que tenta a reeleição em São Paulo, devido a uma peça veiculada pela campanha de Guilherme Boulos (PSOL) sobre investigações que miram uma suposta “máfia das creches” na capital paulista.
O emedebista já havia solicitado a suspensão do material, sem sucesso. Nesta segunda-feira 16, a juíza Cláudia Barrichello voltou a rejeitar os argumentos do prefeito.
Os advogados de Nunes sustentaram que o candidato do PSOL teria “manipulado” notícias para relacioná-lo ao inquérito sobre uma organização criminosa suspeita de desviar cerca de 1,5 bilhão de reais.
O prefeito não estava entre as mais de 100 pessoas indiciadas no início de agosto por envolvimento no esquema. Os investigadores da Polícia Federal solicitaram, porém, a continuidade da investigação a respeito de Nunes.
Entre os indícios apontados está um vídeo de Rosângela Crepaldi, investigada por suposta participação no desvio de verbas. Nas imagens, ela acusa o prefeito de ter recebido parte do dinheiro desviado quando ainda exercia o cargo de vereador, em 2018.
Por isso, na avaliação de Barrichello, não existem “informações inverídicas”, uma vez que as investigações sobre a “máfia das creches” estão em andamento. “É certo que não existe inverdade na propaganda impugnada, na medida em se noticiou informações captadas na mídia sobre investigações envolvendo o desvio de dinheiro público destinado às creches.”
Cabe recurso contra a decisão.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Juíza dá direito de resposta a Nunes contra Marçal por bandeira na Paulista
Por Wendal Carmo
Datena processa Marçal e diz que o ex-coach ofendeu sua honra antes de cadeirada
Por CartaCapital



