Política
Cadeirada: novas imagens mostram que Datena acertou Marçal duas vezes
‘TV Cultura’ mostrou um novo ângulo da gravação do debate do último domingo; o candidato do PSDB ainda tentou atirar outra cadeira no adversário


Imagens divulgadas pela TV Cultura mostram um novo ângulo da cadeirada de José Luiz Datena (PSDB) em Pablo Marçal (PRTB) no debate entre candidatos à prefeitura de São Paulo no domingo 15. É possível ver com clareza que, após golpear o adversário pela primeira vez, Datena atirou a mesma cadeira em Marçal e ameaçou um golpe com outro assento.
As imagens foram divulgadas pelo Jornal da Cultura, e estão disponíveis no vídeo abaixo (o episódio acontece a partir de 55 segundos).
A gravação, feita por outro ângulo, é exclusiva da Cultura. A emissora explicou que, a pedido das candidaturas, outros veículos de imprensa foram vetados de registrar o debate dentro do auditório. Confira abaixo um “corte” do vídeo mostrando o momento exato da confusão.
🇧🇷 TV Cultura exibe imagens inéditas da cadeirada de Datena em Pablo Marçal.
O tucano, além de acertar o candidato com a cadeira, ainda arremessou a cadeira em Pablo Marçal e depois tentou pegar outra, mas foi contido por Ricardo Nunes.
— Eixo Político (@eixopolitico.com.br) September 16, 2024 at 10:49 PM
Pela nova gravação, é possível ver que o atual prefeito Ricardo Nunes (MDB), candidato à reeleição, tentou conter Datena quando o apresentador candidato pegou uma nova cadeira (a que estava sendo usada por Nunes) para tentar novo ataque a Marçal. Na sequência, um grupo de seguranças chegou para intervir.
Depois, Marçal gesticulou em direção a Datena como se o chamasse para novas agressões. Nesse momento a transmissão do debate foi interrompida e o programa foi para o intervalo.
Na reportagem que revelou as imagens inéditas, a Cultura mostrou momentos registrados durante a paralisação, com os candidatos de volta a seus lugares. Marçal leva a mão à costela pela primeira vez, indicando que pudesse estar sentindo dor.
Ainda durante o intervalo, Datena foi avisado pelo apresentador Leão Serva que seria expulso, e a exclusão é formalmente confirmada em seguida. Marçal chegou a dizer ao apresentador que gostaria de continuar, mas, momentos depois, deixou o púlpito e, alegando dores, saiu definitivamente do palco.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

As regras do 1º debate em São Paulo após a cadeirada de Datena em Marçal
Por CartaCapital
Marçal levou cadeirada física após desferir cadeiradas morais, diz ex-tucano crítico de Datena
Por Leonardo Miazzo