Política
Polícia abre inquérito por suposta lesão corporal na cadeirada de Datena em Marçal
O caso será conduzido pelo 15º Distrito Policial, no Itaim Bibi


A Polícia Civil abriu um inquérito por lesão corporal e injúria contra José Luiz Datena (PSDB) em razão da cadeirada desferida por ele no ex-coach Pablo Marçal (PRTB), seu adversário na disputa pela prefeitura de São Paulo, durante um debate da TV Cultura.
O caso será conduzido pelo 15º Distrito Policial, no Itaim Bibi, bairro da zona oeste da capital paulista. O episódio ocorreu neste domingo 15, após uma série de provocações feitas por Marçal.
Antes de os candidatos chegarem às vias de fato, o postulante do PRTB relembrou acusações de assédio sexual contra Datena e colocou em dúvida a permanência do apresentador na disputa eleitoral.
O boletim de ocorrência foi registrado na madrugada pelo advogado Tassio Renam, que defende Marçal. Após receber alta do Hospital Sírio-Libanês, o influenciador foi à delegacia prestar depoimento e passou por exame de corpo de delito no Instituto Médico Legal.
“Imagens são analisadas e a autoridade policial requisitou exame de corpo de delito ao candidato. Demais diligências prosseguem para o esclarecimento dos fatos”, explicou a Secretaria de Segurança Pública em nota.
A campanha de Marçal também estuda ingressar na Justiça Eleitoral com um pedido para impedir Datena de participar do debate promovido por Rede TV e UOL nesta terça-feira 17. Integrantes do núcleo jurídico ainda enviaram um ofício à organização com “algumas reivindicações”, segundo apurou a reportagem.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Cadeirada fez Marçal perder o controle da narrativa nas redes, aponta analista; veja memes
Por CartaCapital
Paraná Pesquisas: empate técnico entre União, PL e PT marca a disputa em Fortaleza
Por CartaCapital