Do Micro Ao Macro
Taxa de juros é o maior obstáculo para micro e pequenas indústrias, aponta pesquisa
Apenas 39% das MPI’s que solicitaram crédito tiveram suas propostas aprovadas, destacando as dificuldades de acesso ao capital


A 14ª Pesquisa Indicador Nacional de Atividade da Micro e Pequena Indústria, realizada pelo SIMPI/Datafolha, mostrou que a procura por empréstimos e financiamentos pelas micro e pequenas indústrias (MPI’s) caiu, retornando ao patamar de 14%, o mesmo do início do ano.
Apesar da procura, apenas 39% das MPI’s que solicitaram crédito tiveram suas propostas aprovadas, destacando as dificuldades de acesso ao capital.
Taxas de juros são o maior obstáculo para crédito
A pesquisa revelou que as altas taxas de juros são a principal barreira para que MPI’s obtenham crédito, com 47% das empresas citando esse motivo.
No estado de São Paulo, o nível de insatisfação é ainda maior, com 52% das MPI’s apontando as taxas como o maior entrave.
Redução na inadimplência, mas regiões ainda são afetadas
A taxa de inadimplência de clientes das micro e pequenas indústrias caiu de 38% para 27%, o menor nível já registrado pela pesquisa.
No entanto, o Centro-Oeste/Norte ainda enfrenta dificuldades, com 41% das MPI’s lidando com inadimplência.
Dentre essas empresas, 13% relatam que o valor da inadimplência representa mais de 30% do faturamento mensal.
Utilização de capital de giro e endividamento das MPI’s
Quando falta capital de giro, 13% das MPI’s recorrem ao cheque especial, enquanto empréstimos para pessoa jurídica são utilizados por 7%.
Em âmbito nacional, uma em cada cinco MPI’s possui dívidas com bancos ou instituições financeiras.
Além disso, 22% das MPI’s relatam endividamento relacionado a impostos, tributos ou taxas atrasadas.
Capacidade de produção e prestação de serviços
Em julho de 2024, 56% das MPI’s afirmaram estar operando em plena capacidade. A região Centro-Oeste lidera com 64% das empresas funcionando em sua capacidade total, enquanto no Nordeste, 29% das MPI’s enfrentam paralisações parciais ou totais em suas atividades.
O estudo do SIMPI/Datafolha entrevistou 712 micro e pequenas indústrias entre os dias 15 e 31 de julho de 2024, oferecendo um panorama da situação dessas empresas no Brasil.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.