CartaExpressa
Desmatamento na Amazônia em agosto tem queda de 10,6%
Governo federal aponta que também houve queda nos alertas de desmatamento no Cerrado
O desmatamento na Amazônia Legal teve queda no último mês de agosto, em comparação com o mesmo período do ano passado. É o que mostra o monitoramento Deter-B, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), divulgado na última sexta-feira 13 pelo governo federal.
Segundo o levantamento, os alertas de desmatamento reduziram 10,6% no mês passado, se comparados a agosto de 2023. Trata-se do menor índice para o mês desde 2018.
No total, foram 503,5 quilômetros quadrados sob alertas de desmatamento no último mês. Em agosto do ano passado, a área total sob alerta na Amazônia Legal era de 563,09 quilômetros quadrados.
No período de janeiro a agosto deste ano, segundo o Inpe, a redução foi de 24% na comparação ao mesmo período de 2023. Foram 2.813 quilômetros quadrados neste ano, contra 3.712 quilômetros quadrados no ano passado.
O governo também verificou queda nos alertas de desmatamento no Cerrado. Nesse bioma, a redução foi de 12% em agosto, na comparação com o mesmo mês do ano passado.
Neste ano, por exemplo, foram 404 quilômetros quadrados de área sob alerta em agosto. Já em agosto do ano passado, a área total sob alerta era de 458 quilômetros quadrados.
O sistema de detecção de desmatamento serve para informar de maneira célere aos órgãos de fiscalização. Ele atua identificando e mapeando desmatamentos e alterações em florestas com área mínima de cerca de um hectare.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.


