Sociedade
SP tem a pior qualidade do ar entre grandes cidades do mundo pelo 5º dia seguido
A situação oferece riscos à população; onda de calor, tempo seco e fumaça dos incêndios explicam o cenário
São Paulo continua a ser a cidade com o ar mais poluído no mundo, pelo quinto dia seguido. A informação é da plataforma suíça IQAir, que monitora a qualidade do ar em grandes municípios.
Por volta das 8h da manhã desta sexta-feira 13, a capital paulista alcançou 164 pontos no índice do site. Ao longo da semana, o monitoramento variou entre 160 e 183. Os números indicam que o ar que circula na cidade traz riscos à saúde da população.
Nesta sexta, São Paulo “supera” Cidade do Kuwait e Lahore (Paquistão) no ranking negativo. A IQAir acompanha a qualidade do ar em 121 grandes cidades do planeta.
Ao longo de toda a semana, a má qualidade do ar em São Paulo tem gerado transtornos à população. Há diversos relatos de pessoas que apresentam dificuldades para respirar.
A capital vem sendo impactada por uma série de fatores, a exemplo de uma onda de calor, do tempo seco e dos resquícios de incêndios no interior, além da poluição.
Por causa dessa situação, a prefeitura criou, na última quarta-feira 11, um comitê de crise intersecretarial para tratar do tema. Segundo a gestão, 5 milhões de reais serão liberados para atendimento prioritário a idosos.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.



