Mundo
Musk chama Austrália de ‘fascista’ por causa de plano para multar redes sociais
O projeto prevê punir as plataformas por não cumprirem suas obrigações de segurança online
O magnata Elon Musk chamou o governo da Austrália de “fascista”, após o país apresentar um projeto de lei para multar plataformas de redes sociais por não impedirem a desinformação.
O projeto, apresentado na quinta-feira 12, prevê multas de até 5% de seu faturamento anual por não cumprirem suas obrigações de segurança online.
“Fascistas”, postou Musk na rede social X, de sua propriedade.
“Quando se trata dos seus interesses comerciais, ele é o defensor da liberdade de expressão. E quando não gosta, fecha tudo”, disse o ministro de Serviços Governamentais, Bill Shorten, à emissora australiana Channel Nine.
O regulador australiano de internet já havia processado a empresa de Musk neste ano, por não remover vídeos “extremamente violentos” que mostravam o esfaqueamento de um padre em Sydney. Mas Musk venceu a disputa em primeira instância, medida que celebrou como vitória para a liberdade de expressão.
Musk entrou em confronto com políticos e grupos de direitos digitais em todo o mundo, incluindo a União Europeia, que poderá decidir medidas contra o X em alguns meses, com possíveis multas.
No Brasil, onde o X foi suspenso por violações judiciais, Musk chamou o ministro Alexandre de Moraes, que expediu a ordem, de “ditador disfarçado de juiz”.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Sem citar Musk, Lula defende na TV ser intolerante com quem desafia as leis brasileiras
Por CartaCapital
Moraes prevalece e STF mantém perfis bloqueados no X, de Elon Musk
Por CartaCapital
Os argumentos da PGR contra ações que contestam suspensão do X e multa a usuários de VPN
Por CartaCapital



