Economia

Gleisi propõe vetar a publicidade de bets no Brasil

Para a presidente do PT, é necessário ‘proteger os consumidores’; outro deputado do partido apresentou um projeto semelhante

Gleisi propõe vetar a publicidade de bets no Brasil
Gleisi propõe vetar a publicidade de bets no Brasil
A presidenta do PT, Gleisi Hoffmann. Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados
Apoie Siga-nos no
Apostas Esportivas

A deputada federal Gleisi Hoffmann (PR), presidente do PT, apresentou um projeto de lei para proibir ações de publicidade da loteria de apostas de quota fixa, as chamadas bets.

Segundo Gleisi, o objetivo é “proteger os consumidores, especialmente aqueles mais vulneráveis, dos potenciais riscos associados ao aumento da exposição às apostas e jogos de azar”.

“As empresas divulgadoras de publicidade ou de propaganda, incluídos provedores de aplicação de internet, deverão cessar a prática e proceder à exclusão das divulgações e das campanhas.”

O projeto de Gleisi chegou à Mesa Diretora da Câmara na quarta-feira 11. Um dia antes, outro deputado do PT, Reginaldo Lopes (MG), protocolou uma proposta semelhante, para vedar a propaganda de bets em todos os meios, como rádio, televisão, jornal e internet em geral. Se a matéria prosperar, também barrará a publicidade em placas e uniformes – atualmente, essas empresas patrocinam diversos clubes de futebol no Brasil.

O “vírus do tigrinho” é o tema da edição impressa de CartaCapital nesta semana. A reportagem de capa da revista informa que, em um país onde 43% da população afirma não ter segurança financeira, a consultoria PwC do Brasil mostra que, para as duas classes da base da pirâmide social, as apostas já equivalem a 76% das despesas mensais com lazer e cultura e a 5% do que é destinado à alimentação. Pesquisas estão sendo realizadas para mensurar também o impacto das bets e dos tigrinhos no orçamento destinado à educação das famílias.

Assinantes podem ler a matéria também em versão digital, por meio deste link.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo