Política

Governo tem ‘compromisso moral’ de acabar com garimpo ilegal na Amazônia, diz Lula

Em entrevista, presidente afirma ainda que maior parte dos incêndios no País acontece em territórios privados

Governo tem ‘compromisso moral’ de acabar com garimpo ilegal na Amazônia, diz Lula
Governo tem ‘compromisso moral’ de acabar com garimpo ilegal na Amazônia, diz Lula
Lula durante sua recente visita ao Amazonas. Foto: Ricardo STUCKERT / BRAZILIAN PRESIDENCY / AFP
Apoie Siga-nos no

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta quarta-feira 11 que o governo brasileiro tem o “compromisso moral” de acabar com o garimpo ilegal na região amazônica, especialmente nas terras indígenas Yanomami.

Em entrevista à Rádio Norte, sediada em Manaus e com alcance em outros estados da região, Lula citou a realização de operações da Polícia Federal (PF) com prisões e bloqueios de recursos do garimpo e a destruição de mais de 1.400 dragas e balsas, além de outros itens de propriedade dos garimpeiros na região.

“Nós já destruímos aviões e helicópteros. É um compromisso moral do governo acabar com o crime organizado e o garimpo ilegal na Amazônia e em Roraima. Vamos continuar trabalhando, lutando, enviando gente para lá”, afirmou.

Durante a entrevista, a jornalista Samira Benoliel citou supostas alegações do governador de Roraima, Antonio Denarium (PP) de que “não são realizadas ações” de combate ao garimpo devido a “falta de apoio financeiro do governo federal”. Boa parte da reserva Yanomami fica em território roraimense.

“O governador, se falou [isso], não falou sério. E se falou isso, não disse a verdade. Nós temos uma sala de situação montada em Boa Vista. Temos a representação de mais de 10 ministérios vivendo o dia inteiro em Boa Vista. Estamos tentando cuidar da forma mais eficaz possível de uma situação muito difícil”, disse Lula.

O presidente foi perguntado, ainda, sobre a situação das queimadas. A região amazônica é uma das mais atingidas – e há mais tempo – pelo fogo e a fumaça que tomam conta das paisagens de boa parte do País. Lula lembrou que São Paulo foi listada como a grande cidade com pior qualidade do ar do mundo, e afirmou que muitos incêndios são criminosos.

“Pegou fogo em 45 cidades, no mesmo dia, em São Paulo. E esse fogo é criminoso. É gente que está tentando colocar fogo para destruir este País. No Pantanal, 85% das propriedades atingidas são privadas, não são terras públicas”, disse, reforçando que o governo se comprometeu a zerar o desmatamento no país até 2030.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo