CartaExpressa
Justiça barra candidatura de Bebeto Haddad (DC) à prefeitura de SP
Candidato não apresentou certidões obrigatórias para o registro da chapa, além de não ter quitado uma multa eleitoral de 2002


Bebeto Haddad, candidato do partido Democracia Cristã (DC) à prefeitura de São Paulo, teve seu registro negado na Justiça Eleitoral do estado. Com isso, o político está impedido de participar da disputa. Cabe recurso contra a decisão.
Segundo o Tribunal Regional Eleitoral de SP, responsável pela decisão que barrou a candidatura de Bebeto Haddad, o político não apresentou duas certidões obrigatórias para participar do pleito. Há, ainda, uma multa eleitoral em aberto que também representaria uma barreira para o candidato.
A decisão é assinada pelo juiz Antonio Maria Patiño Zorz, que listou os três impedimentos contra o candidato do DC. São eles:
- Bebeto Haddad não apresentou a certidão da Justiça Estadual de 2° grau com o dígito verificador do RG;
- O candidato não juntou certidões de dois processos contra ele que tratam de sonegação fiscal;
- Ele não quitou uma multa eleitoral em aberto desde 2002.
Os três motivos, destaca Zorz, impedem que a Justiça Eleitoral dê prosseguimento no registro da candidatura.
Sobre o caso, Bebeto Haddad prometeu recorrer.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Justiça Eleitoral rejeita pedido de aliado de Nunes para barrar candidatura de Datena
Por CartaCapital
Justiça dá cinco dias para Marçal explicar uso de redes sociais
Por CartaCapital