Do Micro Ao Macro

74% das PMEs que querem crescer oferecem capacitação, aponta pesquisa

Estudo revelou que empresas classificadas como “Quero ser Grande” são as que mais investem em bolsas de estudo e cursos

74% das PMEs que querem crescer oferecem capacitação, aponta pesquisa
74% das PMEs que querem crescer oferecem capacitação, aponta pesquisa
Infoprodutos e cursos online
Apoie Siga-nos no

Uma pesquisa da Serasa Experian, realizada em setembro de 2024, mostrou que 74% das pequenas e médias empresas (PMEs) oferecem algum tipo de capacitação aos seus funcionários.

O levantamento também indicou que essas empresas se dividem em quatro grandes perfis: Quero ser Grande, Caminho Estável, Batalha Diária e Liderança Inovadora.

Capacitação entre diferentes perfis de empresas

No grupo “Quero ser Grande”, 84% das PMEs oferecem capacitação, sendo que 48% investem de forma contínua, enquanto 36% realizam ações pontuais.

No grupo “Caminho Estável”, 64% das empresas promovem qualificação, mas com maior foco em ações pontuais (53%).

Já 37% das PMEs desse perfil não oferecem capacitação.

Modelos de trabalho nas PMEs

O estudo também analisou os modelos de trabalho adotados pelas PMEs.

No geral, 47% das empresas implementaram o modelo híbrido, com 27% oferecendo flexibilidade total e 20% adotando políticas híbridas.

O trabalho presencial é utilizado por 39% das empresas devido à necessidade das atividades, enquanto 13% o mantêm por política interna.

Entre os perfis, o grupo “Caminho Estável” tem 52% das empresas operando de forma presencial, enquanto “Quero ser Grande” e “Liderança Inovadora” apresentam maior flexibilidade, com 53% e 55% dessas empresas permitindo o trabalho remoto ou híbrido.

Resultados por perfil de empresa

  • Quero ser Grande: 31% das PMEs se enquadram nesse grupo, com 84% oferecendo capacitação e 53% adotando políticas de home office.
  • Caminho Estável: 25% das PMEs pertencem a esse perfil, com 64% das empresas oferecendo capacitação, mas 52% adotam o modelo de trabalho presencial.
  • Batalha Diária: 22% das empresas se concentram nesse segmento, com 72% oferecendo capacitação e 50% permitindo o trabalho remoto.
  • Liderança Inovadora: 22% das PMEs têm características de inovação, com 71% oferecendo capacitação e 55% adotando o modelo de trabalho remoto ou híbrido.

A pesquisa entrevistou 1.009 PMEs de diferentes setores e mercados, com foco em cargos de liderança e direção.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo