Do Micro Ao Macro
Faturamento do varejo cai 0,2% em agosto, aponta Cielo
Dia dos Pais ajudou a reduzir a queda, enquanto o setor não apresenta crescimento desde fevereiro


O varejo brasileiro registrou uma queda de 0,2% no faturamento em agosto de 2024, quando ajustado pela inflação, em comparação ao mesmo mês do ano passado, de acordo com o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA).
Em termos nominais, que refletem a receita bruta sem descontar a inflação, o crescimento foi de 4,7%.
Desempenho por setor
O setor de Serviços teve a maior queda, com recuo de 3,5%, especialmente nos segmentos de Turismo e Transporte.
Bens Duráveis e Semiduráveis também registraram retração de 0,5%, puxada pela queda em Materiais de Construção.
Já Bens Não Duráveis, com crescimento de 1,0%, foi o único a apresentar resultado positivo, impulsionado pelo desempenho de Supermercados e Hipermercados.
Impacto do Dia dos Pais
A queda no varejo foi amenizada pelas vendas relacionadas ao Dia dos Pais.
Setores como Varejo Alimentício Especializado e Móveis, Eletrodomésticos e Lojas de Departamento registraram alta no mês.
Supermercados e Hipermercados também contribuíram para suavizar a retração, devido à deflação observada pelo segundo mês consecutivo.
Vendas online e presenciais
O e-commerce registrou crescimento nominal de 6,5% em agosto, enquanto as vendas presenciais subiram 4,2% em comparação a agosto de 2023.
Inflação e impacto regional
O IPCA-15, prévia do índice oficial de inflação, subiu 0,19% em agosto, sendo influenciado principalmente pelo aumento nos preços dos combustíveis e do setor de transportes.
Considerando o peso do ICVA, a inflação acumulada em 12 meses para o varejo foi de 4,9%.
Regionalmente, o ICVA deflacionado apontou queda no Norte (-3,0%), Centro-Oeste (-3,5%), Nordeste (-2,8%) e Sudeste (-1,8%), enquanto o Sul foi a única região com crescimento (1,6%).
Em termos nominais, o Sul liderou com alta de 5,1%, seguido pelo Sudeste (4,4%), Norte (1,8%), Centro-Oeste (1,4%) e Nordeste (1,0%).
O ICVA é um índice da Cielo que monitora mensalmente as vendas no varejo brasileiro, abrangendo 18 setores e cerca de 780 mil varejistas. O índice busca fornecer uma visão ampla da dinâmica de consumo no país, a partir de informações coletadas nas transações de credenciamento.
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