Do Micro Ao Macro

Faturamento do varejo cai 0,2% em agosto, aponta Cielo

Dia dos Pais ajudou a reduzir a queda, enquanto o setor não apresenta crescimento desde fevereiro

Faturamento do varejo cai 0,2% em agosto, aponta Cielo
Faturamento do varejo cai 0,2% em agosto, aponta Cielo
O secretário Mello projeta um crescimento mais qualificado, benéfico à indústria. A crise da Americanas afeta o varejo e o crédito – Imagem: Washington Costa/MF, Ministério do Planejamento/PAC 1 e Renato Luiz Ferreira
Apoie Siga-nos no

O varejo brasileiro registrou uma queda de 0,2% no faturamento em agosto de 2024, quando ajustado pela inflação, em comparação ao mesmo mês do ano passado, de acordo com o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA).

Em termos nominais, que refletem a receita bruta sem descontar a inflação, o crescimento foi de 4,7%.

Desempenho por setor

O setor de Serviços teve a maior queda, com recuo de 3,5%, especialmente nos segmentos de Turismo e Transporte.

Bens Duráveis e Semiduráveis também registraram retração de 0,5%, puxada pela queda em Materiais de Construção.

Já Bens Não Duráveis, com crescimento de 1,0%, foi o único a apresentar resultado positivo, impulsionado pelo desempenho de Supermercados e Hipermercados.

Impacto do Dia dos Pais

A queda no varejo foi amenizada pelas vendas relacionadas ao Dia dos Pais.

Setores como Varejo Alimentício Especializado e Móveis, Eletrodomésticos e Lojas de Departamento registraram alta no mês.

Supermercados e Hipermercados também contribuíram para suavizar a retração, devido à deflação observada pelo segundo mês consecutivo.

Vendas online e presenciais

O e-commerce registrou crescimento nominal de 6,5% em agosto, enquanto as vendas presenciais subiram 4,2% em comparação a agosto de 2023.

Inflação e impacto regional

O IPCA-15, prévia do índice oficial de inflação, subiu 0,19% em agosto, sendo influenciado principalmente pelo aumento nos preços dos combustíveis e do setor de transportes.

Considerando o peso do ICVA, a inflação acumulada em 12 meses para o varejo foi de 4,9%.

Regionalmente, o ICVA deflacionado apontou queda no Norte (-3,0%), Centro-Oeste (-3,5%), Nordeste (-2,8%) e Sudeste (-1,8%), enquanto o Sul foi a única região com crescimento (1,6%).

Em termos nominais, o Sul liderou com alta de 5,1%, seguido pelo Sudeste (4,4%), Norte (1,8%), Centro-Oeste (1,4%) e Nordeste (1,0%).

O ICVA é um índice da Cielo que monitora mensalmente as vendas no varejo brasileiro, abrangendo 18 setores e cerca de 780 mil varejistas. O índice busca fornecer uma visão ampla da dinâmica de consumo no país, a partir de informações coletadas nas transações de credenciamento.

ENTENDA MAIS SOBRE: ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo