CartaExpressa
Cristiano Zanin é eleito presidente da Primeira Turma do STF
O ministro integra a Turma desde agosto de 2023 e substituirá Alexandre de Moraes, que presidiu o colegiado neste último ano


A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal escolheu, por unanimidade, o ministro Cristiano Zanin para o cargo de presidente do colegiado. A eleição foi realizada na sessão desta terça-feira 10.
O sistema de rodízio de presidentes está previsto no Regimento Interno do STF e estabelece que a Turma é presidida pelo ministro mais antigo dentre seus membros, por um período de um ano.
A recondução é vedada até que todos os seus integrantes tenham exercido a Presidência, observando-se a ordem decrescente de antiguidade.
Após o resultado ser anunciado, Zanin afirmou que pretende dar continuidade ao trabalho do ministro Alexandre de Moraes, que presidiu o colegiado neste último ano. Zanin integra a Turma desde agosto de 2023
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Zanin rejeita derrubar novas regras de fundos eleitorais para candidatos negros
Por CartaCapital
Zanin rejeita pedido da Starlink, de Musk, para derrubar ordem de Moraes sobre contas
Por CartaCapital