Mundo

Rússia vai restringir meios de comunicação dos EUA em resposta a sanções contra RT

O porta-voz da Presidência disse que a censura “é justificada” porque a Rússia se encontra “em estado de guerra”

Rússia vai restringir meios de comunicação dos EUA em resposta a sanções contra RT
Rússia vai restringir meios de comunicação dos EUA em resposta a sanções contra RT
Foto: Vyacheslav PROKOFYEV / POOL / AFP
Apoie Siga-nos no

A Rússia vai impor restrições aos meios de comunicação americanos em seu território, em resposta às sanções de Washington ao canal russo RT, indicou nesta sexta-feira o Kremlin.

Os Estados Unidos anunciaram sanções na quarta-feira contra duas entidades e dez pessoas, incluindo vários funcionários do RT, financiado pelo Estado russo, acusando-os de interferência nas eleições presidenciais de novembro.

Entre os alvos de sanções estão a editora-chefe do RT, Margarita Simonian, e sua adjunta, Elizaveta Yurievna Brodskaia.

“Uma resposta simétrica não é possível, porque não existe nenhuma agência estatal nos Estados Unidos, nenhum canal estatal nos Estados Unidos”, disse o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, à agência estatal russa RIA Novosti.

“No entanto, haverá medidas para restringir a divulgação de informações dos seus meios de comunicação”, acrescentou Peskov, sem especificar as restrições.

A maioria dos meios de comunicação americanos reduziu ou retirou seus jornalistas da Rússia desde que Moscou lançou sua ofensiva na Ucrânia e impôs leis contra a reportagem independente sobre o conflito.

O porta-voz da Presidência disse ainda que a censura “é justificada” porque a Rússia se encontra “em estado de guerra”.

“No estado de guerra em que nos encontramos, as restrições são justificadas, assim como a censura é justificada”, reiterou Peskov à agência estatal TASS.

O país, em ofensiva contra a Ucrânia desde fevereiro de 2022, lançou uma campanha de repressão contra vozes críticas e meios de comunicação independentes, razão pela qual aparece no último lugar do ranking de liberdade de imprensa de 2024 da ONG Repórteres Sem Fronteiras.

A Casa Branca afirma que o presidente Vladimir Putin estava “ciente” das ações de interferência eleitoral atribuídas ao RT.

Referindo-se às sanções contra o RT, a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, María Zajárova, afirmou na quinta-feira que trata-se de uma manobra típica da campanha pré-eleitoral nos Estados Unidos.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo