CartaExpressa
Juiz multa Marçal por ofensas a Boulos e exige ‘mínima ética’ do ex-coach
Decisão aponta que a conduta do candidato do PRTB configura uma estratégia deliberada ‘e já tida como abusiva e ilegal pela Justiça Eleitoral’


O juiz Rodrigo Colombini, do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo, multou em 10 mil reais Pablo Marçal (PRTB) por propaganda eleitoral negativa contra Guilherme Boulos (PSOL). Os dois são candidatos à prefeitura da capital paulista.
A decisão se refere a vídeos em que o ex-coach faz insinuações sem provas contra o deputado federal, a quem se refere com termos como “zé droguinha”.
“Eleição não pode ser resumida a mero torneio de lacração nas redes sociais, sendo exigível mínima ética e respeito aos candidatos adversários e principalmente ao eleitor”, escreveu o magistrado. “Pelo menos isso é o que se espera de um país que prega a dignidade da pessoa humana como um dos fundamentos de constituição do próprio Estado.”
Segundo o juiz, a conduta de Marçal configura uma estratégia deliberada “e já tida como abusiva e ilegal pela Justiça Eleitoral em diversos expedientes“.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

O risco do fator Pablo Marçal para as eleições de 2026, segundo historiador
Por Ana Luiza Basilio e Thais Reis Oliveira
Justiça Eleitoral nega pedido de ala do PRTB e mantém candidatura de Marçal
Por CartaCapital
Boulos vai à Justiça e pede republicação de direito de resposta em páginas de Marçal
Por CartaCapital