CartaExpressa
Os novos ataques de Elon Musk, dono do X, contra Moraes
Os ataques do bilionário contra Moraes se intensificaram após o ministro determinar o bloqueio do X


O bilionário Elon Musk, dono da rede social X (antigo Twitter), voltou a atacar o ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes. Nesta quarta-feira 4, Musk usou o X para reproduzir críticas e pedir o impeachment do ministro.
“Ele é um criminoso fazendo cosplay de juiz. Moraes acabará na prisão por seus muitos crimes. Esse é o seu destino”, disse.
Em outro post, Musk disse que Moraes “violou repetidamente as leis do Brasil” e compartilhou o perfil “AlexandreFiles”, criado pela própria empresa para divulgar decisões de Moraes.
Os repetidos ataques do bilionário contra Moraes se intensificaram após o ministro determinar, na última semana, o bloqueio da rede social no país. Isso aconteceu pós a plataforma ignorar ordens para suspender os perfis de bolsonaristas investigados no STF.
Moraes também exige o pagamento das multas impostas pela Justiça. Moraes afirmou que as “condutas ilícitas” de Musk e do X no Brasil geraram, até agora, multas de 18,3 milhões de reais.
A decisão de Moraes foi referendada, por unanimidade, pela Primeira Turma do STF. Votaram desta forma, além de Moraes, os ministros Flávio Dino, Cármen Lúcia, Cristiano Zanin e Luiz Fux.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Elon Musk ‘merece toda repulsa da população brasileira’, diz ministro das Comunicações
Por CartaCapital
Starlink, de Elon Musk, volta atrás e diz que vai cumprir ordem de bloqueio do X
Por CartaCapital