Mundo
Candidato de extrema-direita assumirá vice-presidência econômica da UE, diz imprensa europeia
O extremista Raffaele Fitto, aliado de Giorgia Meloni, teria sido o escolhido por Ursula von der Leyen; indicação, no entanto, ainda não foi oficializada
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, confiará a vice-presidência econômica do braço executivo da União Europeia ao candidato de extrema-direita proposto pela primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni, revelou nesta terça-feira (3, noite de segunda em Brasília) o jornal alemão Die Welt.
O jornal, que cita diplomatas europeus e fontes informadas dentro da Comissão, afirma que Raffaele Fitto, atual ministro dos Assuntos Europeus do governo italiano, será o primeiro membro de um partido de extrema-direita a alcançar uma vice-presidência nesse órgão.
Ex-eurodeputado que copresidiu um dos dois grupos de formações de extrema-direita no Parlamento Europeu, Fitto é um aliado fiel de Meloni desde que se uniu ao seu partido, Irmãos da Itália, após ter sido uma figura em ascensão no Forza Italia, o partido conservador do ex-primeiro-ministro Silvio Berlusconi.
O jornal Die Welt informa que as demais vice-presidências serão ocupadas pela espanhola Teresa Ribera (encarregada da Transição Ecológica), pelo francês Thierry Breton (Assuntos Digitais) e pelo letão Valdis Dombrovski (Ampliação e Reconstrução da Ucrânia).
Depois de ser reeleita em julho, a presidente alemã da Comissão Europeia pediu aos países membros que apresentassem seus candidatos para ocupar os cargos de comissários europeus, que exercem a liderança política do poder executivo da UE durante seus cinco anos de mandato.
Os nomes escolhidos por Von der Leyen deverão ser aprovados pelos eurodeputados.
(Com AFP)
2026 já começou
Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.
A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.
Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.
Assine ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Alemanha: Partido de extrema-direita vence eleições regionais pela 1ª vez, diz pesquisa
Por AFP
A larga tradição de crimes montados pela extrema-direita na Europa
Por Milton Rondó


