Política
Marina vai ao Senado para prestar esclarecimentos sobre incêndios
A audiência ocorrerá na próxima quarta-feira 4, na Comissão de Meio Ambiente


Em meio aos incêndios florestais em biomas como a Amazônia, o Cerrado e o Pantanal, a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva (Rede), estará na Comissão de Meio Ambiente do Senado na próxima quarta-feira 4 para prestar esclarecimentos sobre as ações do governo federal.
A audiência pública, marcada para as 10h, foi solicitada pela senadora Leila Barros (PDT-DF), presidente da comissão.
A senadora destacou que esses eventos resultam em danos ambientais significativos, perda de biodiversidade, emissão de gases de efeito estufa e afetam diretamente a segurança e o bem-estar das populações locais.
“Combater incêndios e queimadas eficazmente requer uma abordagem integrada, envolvendo diferentes níveis de governo (federal, estadual e municipal), além de parcerias com o setor privado e a sociedade civil”, escreveu Barros na justificativa. “A audiência permitirá discutir estratégias de cooperação e coordenação entre esses atores.”
A senadora também destacou os impactos econômicos, como a perda de produtividade agrícola e os prejuízos ao turismo, além dos problemas de saúde pública decorrentes da inalação de fumaça.
(Com informações da Agência Senado)
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Cenário no Brasil está ‘muito propício’ para novos incêndios, diz Marina Silva
Por AFP
Incêndios/ Um novo “Dia do Fogo”
Por CartaCapital
Incêndios no Pantanal já consumiram este ano mais de 15% do bioma
Por Agência Brasil