CartaExpressa
Não estamos distantes do fim do Inquérito das Fake News, diz Barroso
Boa parte das apurações já chegou ao procurador-geral da República, Paulo Gonet, segundo o presidente do STF
O presidente do Supremo Tribunal Federal, Luís Roberto Barroso, afirmou não estar distante o encerramento do Inquérito das Fake News, instaurado em 2019 e relatado pelo ministro Alexandre de Moraes.
Trata-se de um dos principais meios pelos quais avançaram investigações contra aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Os alvos do inquérito, por sua vez, questionam a duração do inquérito e as decisões sigilosas do relator.
Barroso disse em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo que as apurações “já foram substancialmente concluídas” e que boa parte delas chegou ao procurador-geral da República, Paulo Gonet.
“Ele [Gonet], pelo que eu li na imprensa, já declarou que cuidaria disso depois das eleições. Eu não saberia precisar uma data, não gostaria de me comprometer com uma data, mas acho que nós não estamos distantes do encerramento porque o procurador-geral da República já está recebendo o material”, afirmou o presidente do STF.
Caberá a Gonet, acrescentou Barroso, solicitar o arquivamento ou oferecer denúncias.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Anatel já comunicou a todos os provedores a decisão de Moraes para bloquear o X
Por CartaCapital
Boulos defende suspensão do X por Moraes e se refere a Musk como ‘alucinado’
Por CartaCapital
Lira faz analogia entre Starlink e Americanas para criticar decisão de Moraes
Por CartaCapital


