Política

AtlasIntel: disputa em Curitiba tem Pimentel na liderança e quatro candidatos empatados no 2º lugar

Atual vice-prefeito foi o mais citado nas 1.200 entrevistas realizadas na capital do Paraná

AtlasIntel: disputa em Curitiba tem Pimentel na liderança e quatro candidatos empatados no 2º lugar
AtlasIntel: disputa em Curitiba tem Pimentel na liderança e quatro candidatos empatados no 2º lugar
Eduardo Pimentel (PSD). Foto: Rodrigo Fonseca/CMC
Apoie Siga-nos no

A pesquisa mais recente da AtlasIntel sobre a corrida eleitoral em Curitiba, divulgada nesta quarta-feira 28, posiciona Eduardo Pimentel (PSD) como o favorito dos eleitores, com 38,2% das intenções de voto. O atual vice-prefeito lidera com folga, enquanto a disputa pela segunda posição está, neste momento, embolada.

O levantamento indica uma intensa competição entre quatro candidatos, tecnicamente empatados, na briga pela segunda posição. Luciano Ducci (PSB) tem 12,3% das intenções de voto e é seguido de perto por Cristina Graeml (PMB), com 11,6%, e por Roberto Requião (PMN), que tem 10,5%. Por fim, Ney Leprevost (União) fica um pouco mais distante, com 9,8%, mas ainda está tecnicamente empatado com os demais, já que a margem de erro da pesquisa é de 3 pontos percentuais.

Quando são considerados apenas os votos válidos, excluindo brancos e nulos, Pimentel atinge 43,5%, o que indica uma certa possibilidade de vitória do político no primeiro turno.

Os números da AtlasIntel, no entanto, contrastam significativamente com os da última pesquisa Quaest, divulgada na terça-feira 27, que apontava um cenário mais acirrado, com um empate técnico entre quatro candidatos na primeira posição. Na pesquisa da Quaest, Eduardo Pimentel, Roberto Requião, Luciano Ducci e Ney Leprevost somam intenções de voto que se diferenciam apenas pela margem de erro.

Aprovação e Rejeição dos Candidatos

O levantamento da AtlasIntel desta quarta-feira também revela que Eduardo Pimentel possui a imagem mais positiva entre os candidatos, com 49% de aprovação. Ele é seguido por Ney Leprevost, que tem 33% de menções positivas, e Cristina Graeml, com 27%.

Por outro lado, Roberto Requião lidera em rejeição, com 67% de avaliações negativas, seguido por Luciano Ducci, com 62%, e Maria Victoria, com 52%.

A pesquisa AtlasIntel foi realizada entre os dias 22 e 27 de agosto, entrevistando 1.209 eleitores pelo método do Recrutamento digital aleatório (Atlas RDR). A margem de erro é de 3 pontos percentuais. O levantamento foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número PR-02278/2024, a pesquisa custou 35 mil reais e foi financiada com recursos próprios do instituto.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo