Educação
Prêmio vai reconhecer projetos inovadores de professores em ambientes digitais
O Prêmio Cidadania Digital em Ação, iniciativa da SaferNet, está com as inscrições abertas e é voltado a professores do Ensino Médio e dos anos finais do ensino fundamental


Estão abertas as inscrições à segunda edição do Prêmio Cidadania Digital em Ação, iniciativa da SaferNet Brasil em parceria com o governo do Reino Unido, e que vai premiar projetos inovadores de professores.
Serão premiadas as cinco experiências mais inovadoras de docentes que aderirem à Disciplina de Cidadania Digital e que estejam desenvolvendo atividades a partir do caderno de aulas do projeto.
A iniciativa se dá no âmbito do Programa de Acesso Digital que visa celebrar professoras e professores do ensino médio e dos anos finais do ensino fundamental que, por meio de metodologias inovadoras e participativas, promovem a transformação social e o engajamento de estudantes a se tornarem cidadãos críticos e conscientes nos ambientes digitais.
“Queremos dar visibilidade para professores e professoras que têm se empenhado para mudar a relação de seus estudantes com a tecnologia, seguindo o que já preconiza a Base Nacional Comum Curricular. Queremos saber de que forma estes educadores têm levado as discussões sobre cidadania digital para a sala de aula e quais impactos isso tem tido junto aos adolescentes. Temos acompanhado histórias transformadoras, e precisamos contá-las para que sirvam de referência”, explica o gerente de projetos na Safernet Brasil e coordenador da iniciativa, Guilherme Alves.
Professores, escolas e secretarias de educação interessadas podem aderir ao projeto, e terão acesso a um caderno de aulas focado nos adolescentes e também na formação de educadores sobre o uso consciente e seguro das tecnologias. Fazem parte do conteúdo temas como sobre bem-estar digital, privacidade e ciberbullying.
Para se inscrever no prêmio, é necessário que a professora ou professor tenha aderido formalmente ao projeto até a data de inscrição de seu relato de experiência. Serão levados em conta requisitos como protagonismo estudantil, engajamento com a comunidade, empoderamento digital e práticas pedagógicas.
As inscrições para relatos de experiência do primeiro semestre de 2024 terminam dia 15 de setembro. Projetos realizados no segundo semestre podem ser inscritos até 15 de dezembro. A premiação será entregue em São Paulo, no dia 11 de fevereiro de 2025, no evento principal do Dia Mundial da Internet Segura no Brasil.
Os cinco professores premiados ganharão um notebook e uma viagem para comparecer à cerimônia de premiação no Dia da Internet Segura 2025. Um aluno representante de cada turma premiada será escolhido e também viajará a São Paulo. A escola ainda receberá um troféu e todos os alunos participantes receberão certificados, medalhas e um kit de brindes do projeto.
De acordo com a SaferNet, a Disciplina de Cidadania Digital já alcançou 287 escolas de 17 estados, além do Distrito Federal. Até o momento, quase 31 mil alunos tiveram acesso aos conteúdos da plataforma em sala de aula, ministrados por 327 professores. Em todas as unidades da federação, quase 4 mil professores se matricularam no Curso para Formação de Educadores da Disciplina, disponível no site do projeto e na Plataforma Avamec.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Projeto que prevê dedução integral no IR de despesa com educação de autista entra na pauta de comissão do Senado
Por CartaCapital
Ministério da Educação autoriza criação de faculdade vinculada à OAB
Por Marina Verenicz
Ideb 2023: Desempenho da educação melhora em anos iniciais, mas não atinge meta nos anos finais
Por CartaCapital
Senador propõe ‘educação climática universal’ para a prevenção de desastres
Por CartaCapital