CartaExpressa
Governo renova portaria que obriga a distribuição de água em grandes eventos
Medida valerá por, pelo menos, mais quatro meses
O governo federal, por meio da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), renovou por mais quatro meses a obrigação de distribuição de água e a permissão da entrada com garrafas em ambientes de grandes eventos, como shows musicais e festivais.
A medida foi publicada nesta terça-feira 27 no Diário Oficial da União, e destaca ainda a necessidade de “assegurar espaço físico e estrutura necessária para assegurar o rápido resgate de participantes do evento, em caso de intercorrências relacionadas à saúde e demais situações de perigo”.
Essas regras começaram a valer em novembro do ano passado, dias após a morte de Ana Clara Benevides, de 23 anos, no Estádio Nilton Santos (conhecido como Engenhão), no Rio de Janeiro, onde aconteceria um show da cantora americana Taylor Swift. O Instituto Médico Legal confirmou que ela foi vítima de “exaustão térmica por exposição difusa ao calor”.
De lá para cá, as portarias foram renovadas e têm sido reavaliadas periodicamente. A nova determinação, publicada nesta terça, prevê “nova avaliação das condições climáticas, visando à prorrogação ou revisão das medidas fixadas”.
Leia a íntegra das determinações:
Portaria gab senacon_mjsp nº 44, de 26 de agosto de 2024 – Portaria gab senacon_mjsp nº 44, de 26 de agosto de 2024 – DOU – Imprensa NacionalApoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Fã de Taylor Swift morreu por exaustão térmica, diz TV
Por Marina Verenicz
Ministério da Justiça determina distribuição de água em eventos e permissão para garrafas de uso pessoal
Por Caio César


