Economia
Vale anuncia a escolha de Gustavo Pimenta como novo presidente
Ele atua desde 2021 como vice-presidente executivo de Finanças e Relações com Investidores da empresa
A Vale anunciou, nesta segunda-feira 26, Gustavo Pimenta como próximo presidente da empresa. O executivo foi eleito pelo Conselho de Administração, de forma unânime. Ele atua desde 2021 como vice-presidente executivo de Finanças e Relações com Investidores da Vale.
“Ele reúne as competências necessárias para que possamos aspirar um novo ciclo virtuoso para a companhia, orientado por nosso propósito, e com grande potencial de geração de valor a todos os nossos públicos de relacionamento”, disse o presidente do Conselho de Administração, Daniel Stieler.
Desde que ficou decidida a saída do atual presidente da Vale, Eduardo Bartolomeo, a empresa tentava encontrar um sucessor. Isso levou o Conselho da mineradora a estender o contrato do atual presidente, que estava previsto para encerrar em maio, até dezembro.
A saída de Bartolomeo do controle da mineradora era desejo do governo federal, que tentou emplacar o ex-ministro Guido Mantega para o cargo, mas recuou após repercussões.
Desde o início desse processo de escolha de novo presidente, o conselho da Vale já perdeu dois integrantes, José Luciano Penido e Vera Marie Inkster. Penido chegou a afirmar que a empresa sofre de uma “nefasta influência política”.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Samarco, Vale, BHP e Renova são condenadas por “narrativa fantasiosa”
Por Agência Brasil
Vale faz acordo e deixa processo sobre caso Samarco no Reino Unido
Por Agência Brasil



